SST & Healthcare

BENEFÍCIOS DAS ESPECIARIAS PARA A SAÚDE

As especiarias derivam das raízes, casca, botões e frutos das plantas. Como são utilizadas em pequenas quantidades, não contribuem com valor energético na refeição. Contudo, possuem propriedades benéficas para a saúde, como a melhoria e prevenção de infeções respiratórias, urinárias, inflamações reumáticas, o fortalecimento do sistema imunitário, o aumento do apetite, a melhoria da digestão e insónias, entre outras.

Seguem alguns exemplos de especiarias que devemos incluir na nossa dieta alimentar:

Alho: Rico em antioxidantes, como zinco e selénio, que promovem o bom funcionamento do sistema imunitário, possuindo ainda propriedades que ajudam na prevenção de doenças malignas, cardiovasculares e no controlo da glicemia.

Canela: Dadas as suas propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce. Possui ainda propridades diuréticas e parece ter efeito no controlo da glicemia.

Gengibre: O Gingerol é o principal composto bioativo no gengibre, responsável por muitas das suas propriedades medicinais, nomeadamente efeito sobre infeções. Contém outras propriedades como o efeito anti-inflamatório, a potencial capacidade de reduzir a glicemia bem como fatores de risco cardiovascular, como colesterol, a má digestão, a prevenção de cancro, e pode ter efeito protetor contra a doença de Alzheimer.

Pimenta de caiena: Contém Capsaicina que parece ter efeito na redução do apetite bem como na redução de gordura corporal. Pode ainda ter efeito preventivo em determinados tipos de cancro.

Açafrão: Contém curcumina que contribui para o seu efeito anti-inflamatório e antioxidante, podendo ter efeito preventivo contra doença de Alzheimer, doenças cardiovasculares e cancro. Pode ainda aliviar sintomatologia em casos de artrite.

Referências Bibliográficas:

• Authority Nutrition, 11 proven health benefits of Ginger

• Authority Nutrition, 10 delicious herbs and spices with powerful health benefits

Por Andreia Martinho e Rita Pereira, nutricionistas no Holmes Place Dolce Vita Tejo

Artigo publicado em holmesplace.pt

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – JULHO/ AGOSTO N.º 174

    Na economia digital e tecnológica da qual, obrigatoriamente, fazemos parte, e independentemente do tipo de funções e responsabilidades que desempenhamos, as chamadas soft skills – ou competências pessoais – constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação, uma vez que falamos de competências que potenciam…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv