SST & Healthcare

NUTRIÇÃO: 5 SUGESTÕES DE CHÁ PARA O VERÃO

Chegou o verão e com ele a vontade de beber bebidas frescas. Os chás podem ser uma opção saudável e facilmente incluídos na sua nutrição diária.
O chá é produzido a partir de folhas, botões ou hastes da planta do género Camellia. Dependendo do seu processo de fabrico, podem-se obter três tipos principais de chá, diferentes em termos de sabor, cor e composição.
O chá verde, que não está sujeito à fermentação, chá Oolong que sofre semi-fermentação e chá preto, que resulta de uma plena fermentação da planta.

Várias vezes confundidas com chá, as tisanas e infusões são bebidas preparadas com outras ervas que não a Camellia. O tradicional “chá de camomila”, por exemplo, é uma infusão feita com flores de camomila e não é assim, um chá.

A maior percentagem de produção e consumo mundial tem sido atribuída ao chá preto, que é muito popular na América do Norte e Europa.

Uma infusão de chá, sem açúcar, não tem valor energético e, por conseguinte, a quantidade de chá não afeta a ingestão diária de calorias. Apresentando-se como uma boa fonte de polifenóis, cafeína e determinados minerais, quando consumido em quantidades convencionais não afeta negativamente a saúde humana. Pode no entanto ter efeitos prejudiciais, aquando do seu consumo excessivo, resultado da absorção excessiva de cafeína.

Os polifenóis presentes no chá preto, especialmente taninos, podem inibir a absorção de ferro em maior extensão quando em comparação com as catequinas do chá verde. Assim, as pessoas em risco ou diagnosticadas com anemia por deficiência de ferro devem abster-se de consumir chá, principalmente chá preto, em torno das refeições.

Com a chegada do verão, propomos-lhe que redescubra o chá (preto e verde) e se aventure em versáteis combinações de refrescos à base de chá e fruta, sem açúcar.

Chá Verde com Limão

1 saqueta de chá verde 
2 rodelas de limão
2 paus de canela

Prepare o chá. Num jarro adicione o chá, o limão e a canela. Deixe aromatizar e sirva bem fresco.
Em opção, pode substituir o limão por pêssego fatiado e aromatize com algumas folhas de hortelã.

Chá Preto e Laranja

1 pau de canela 
1 casca de laranja
2 cravos-da-índia
2 saquetas de chá preto
1 limão fatiado
Gelo a gosto

Coloque numa panela a água, os cravos-da-índia, a casca de laranja e a canela em pau. Depois que ferver, reserve e deixe arrefecer.
Prepare o chá. Junte num jarro, o chá preto e o preparado anterior. Deixe arrefecer e no momento de servir adicione o limão.
Experimente também a sugestão de smoothies. Misture todos os ingredientes, triture até obter uma consistência cremosa e sirva bem fresco.

Chá de Frutos Vermelhos

1 chávena de mirtilos (frutos vermelhos)
1 chávena de chá verde
½ chávena de iogurte natural
1 colher de sopa de linhaça

Chá de Manga e Cenoura

1 chávena de manga (se preferir, previamente congelada)
½ chávena de sumo de cenoura
½ chávena de chá verde
½ chávena de iogurte natural

Chá de Papaia

1 chávena de papaia
1 chávena de morangos congelados
1 chávena de chá verde
Folhas de hortelã fresca

Por: Elisabete Luis, Nutricionista Holmes Place Braga

Artigo publicado em holmesplace.pt

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – MAIO/JUNHO N.º 173

    A edição de maio/junho da revista Pessoal aponta o foco para o tema da atualidade: Privacidade, Proteção de Dados e Cibersegurança. Todos os dias surgem novas ameaças online cujo objetivo principal consiste no roubo ou usurpação de dados de empresas ou simplesmente afetar a sua atividade normal. Os criminosos informáticos são cada vez mais criativos…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv