SST & Healthcare

O que analisam os personal trainers na sua primeira visita ao ginásio?

O seu caminho para uma vida mais saudável começa com um simples passo: entender o seu corpo, por dentro e por fora. É nisso que os nossos personal trainers (PTs) podem ajudá-lo. Na sua avaliação inicial no ginásio e nos seus exames de acompanhamento, eles analisam tudo em si – desde a qualidade dos seus músculos à sua idade metabólica – para esclarecer as suas necessidades e especificações físicas exclusivas. Então, o que exatamente eles medem e como isso o vai beneficiar?

Percentagem de Gordura Corporal e Massa Gorda

A gordura é crucial para manter uma temperatura corporal saudável e proteger as suas articulações e órgãos. No entanto, ter gordura a mais pode ser prejudicial, levando a uma deterioração da saúde a longo prazo.

Para verificar se está com uma quantidade saudável de gordura, os nossos personal trainers irão avaliar a sua percentagem de gordura corporal (a percentagem de gordura em relação ao peso total) e a massa gorda (o peso real da sua gordura). Se estiver com gordura a mais, será criado um plano de exercícios de queima de alto teor calórico, concentrando-se em perder peso de forma saudável e segura.

Essas métricas são úteis ao longo do tempo também. À medida que se exercita, os seus músculos crescem e ficam mais pesados, por isso, mesmo se estiver a perder gordura, o seu peso corporal total pode não variar muito. Ao discernir quanto do seu peso corporal total corresponde a massa gorda e quanto é de massa muscular, irá ter uma visão mais concreta do seu progresso.

Massa Muscular Segmentada

Tendo por base os seus objetivos, os nossos PTs podem medir a força dos seus músculos individuais (braços, pernas e área abdominal central) para encontrar áreas de melhoria. Essas informações podem ser essenciais para criar um plano de treino personalizado de pesos. Ao monitorizar essas estatísticas, também pode acompanhar o seu progresso e detetar desequilíbrios musculares, dando-lhe tempo para corrigi-los antes que eles causem lesões.

Água Corporal Total

A água no seu corpo ajuda a regular a sua temperatura e a dissipar os resíduos – e o nosso corpo precisa muito disso. Recomendamos que tenha 45-60% (mulheres) ou 50-65% (homens) de água corporal total. É vital para isso que beba bastante, especialmente após um treino intenso. Ao avaliar essa métrica, o seu personal trainer irá certificar-se que está saudável e hidratado.

Taxa Metabólica Basal

A sua taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade mínima de energia ou calorias que o seu corpo precisa para agir de forma adequada. Na sua avaliação, os nossos PTs podem utilizar essa métrica para descobrir se está a exceder esse valor ou não. A partir daí conseguem definir um plano alimentar mais adequado para si. Para além disso, ao verificar a sua TMB, pode-se ajustar o seu plano com maior precisão dependendo da quantidade de exercício que está a realizar (quanto mais fizer, maior será a sua TMB e mais calorias serão necessárias).

Idade Metabólica Basal

Calcula-se a sua idade metabólica basal ao comparar a sua taxa metabólica basal com outras pessoas na sua faixa etária. Se a sua idade metabólica for maior do que a sua idade real, isso indica uma falta de tecido muscular saudável, indicando o que o seu PT deve incluir alguns exercícios focados em ganho muscular.

Artigo publicado em holmesplace.pt

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv