SST & Healthcare

TRE – Inovação terapêutica para ansiedade e stress

A ansiedade e o stress são o sal e a pimenta da nossa vida contemporânea. Um pouco, e os nossos dias são agradavelmente temperados; demais, ficamos sobrecarregados.

O Ministério da Saúde indica que o número (entre os inscritos nos centros de saúde) de portugueses com depressão passou dos 6,85% para os 9,8%, entre 2011 e 2017. Quanto às perturbações de ansiedade, a percentagem praticamente duplicou (dos 3,51% para os 6,51%).

Na Europa, o stress ligado à atividade profissional é o segundo problema de saúde mais frequente e diretamente causado pelo trabalho. Neste contexto, refira-se que, segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, 50% dos trabalhadores considera o stress algo de comum no local de trabalho; entre 50% e 60% de dias de trabalho perdidos são devido ao stress ligado à atividade profissional. De acordo com dados divulgados recentemente, aproximadamente 15% das pessoas ativas em Portugal, em 2016, estavam em estado de burnout. Mais de 300 milhões de euros é o custo anual estimado às empresas portuguesas por falta de cuidado de saúde mental.

Então, como é que podemos reduzir a carga, o stress?

Exercício? Respiração profunda? Música? Medicamentos? Ervas? Dormir? Tentativas e um exército de bons hábitos, utilizados de forma isolada, que podem promover um estilo de vida saudável?… E ainda assim, com o passar dos anos, a percentagem de pessoas com transtornos vai aumentando.

Vamos focar-nos, então, não no problema, mas na solução. Baseado no funcionamento das respostas primitivas (instintivas) de proteção da vida, desenvolveu-se um método bem estruturado que viabiliza a dissolução de padrões profundos de tensão, reduz os efeitos do stress acumulado e facilita o reprocessamento de experiências difíceis do passado. Este método é conhecido como TER.

O que é o TRE?

O Tension & Trauma Release Exercises (TRE) foi desenvolvido pelo Dr. David Berceli PhD, e é uma técnica terapêutica que ativa com segurança o mecanismo de reflexo natural de tremores neurogénicos. Quando este mecanismo de tremores musculares terapêuticos é ativado num ambiente seguro e controlado, o corpo é estimulado a retornar a um estado de equilíbrio físico e emocional (homeostase). Trata-se de uma sequência de movimentos corporais conscientes, produtores de relaxamento e bem-estar, não invasivos, não catárticos, com aplicação em ampla variedade de contextos. A técnica impressiona pela simplicidade, pelo fundamento teórico e, acima de tudo, pelos resultados.

Quem pode beneficiar?

Qualquer pessoa! O TRE tem vindo a ser amplamente utilizado, em mais de 60 países e por pessoas de todas as idades, como instrumento de autocuidado para cultivar um maior relaxamento, equilíbrio emocional e bem-estar. No Brasil, no Distrito Federal de Brasília, já faz parte do sistema de saúde (SUS) como terapia integrativa. Instituições e profissionais que atuam em contextos de risco e/ou stress extremo (paramédicos, socorristas, militares, polícias, bombeiros e outros) têm encontrado no TRE uma forma segura e eficaz para desbloquear tensões e libertar o stress gerado pela própria natureza da atividade profissional. Os seus benefícios incluem: relaxamento profundo, melhoria do sono e superação de medos, fobias e outros sintomas característicos do stress acumulado.

O que torna o TRE único:

  • Os tremores musculares terapêuticos evocados pelo processo de exercício do TRE são uma resposta natural, interna, neurofisiológica do corpo para reduzir o seu próprio stress e restaurar a sensação de bem-estar.
  • O TRE é um processo baseado no corpo (somático) que, quando feito corretamente, em sessões com um terapeuta de TRE certificado, permite que o indivíduo descarregue a tensão do corpo, o que não requer “reviver” a situação que causou o trauma ou surgimento da tensão.
  • O TRE foi concebido para ser uma ferramenta de autoajuda que, uma vez aprendida, pode ser usada conforme necessário, ao longo da vida, apoiando e promovendo continuamente a saúde e a integridade pessoal.
  • O TRE pode ser ensinado como uma prática complementar eficaz quando integrada a outras modalidades de tratamento por profissionais de cura, incluindo no tratamento de ansiedade, do Transtorno do Stress Pós-traumático e na recuperação de desordens fisiológicas e emocionais.
  • O TRE pode ser ensinado em grupos grandes para comunidades que sofreram traumas em massa.
  • O TRE promove a coesão e abertura entre os participantes, podendo ser uma ferramenta útil para a resolução de conflitos (comunicação interpessoal, corporativa e política).
  • O TRE pode atravessar as barreiras da cultura e da língua porque é baseado em respostas fisiológicas naturais compartilhadas por todos os seres humanos.

Por: Jamardo Torres de Almeida, terapeuta de TRE

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv