SST & Healthcare

Oito dicas para maximizar o seu treino no ginásio

No meio do tempo para tratar da família, da casa, do trabalho, não é fácil arranjar tempo para cuidar de si e para o seu treino no ginásio. Mas, embora não seja possível aumentar a quantidade de horas do dia, é possível usar o tempo que precisa para fazer exercício físico com mais eficiência. Deixamos-lhe algumas dicas:

FAÇA ALONGAMENTOS MAIS EFICAZES

Para um treino mais eficaz, a ciência sugere que na sessão de alongamentos incorpore movimentos dinâmicos que se assemelhem aos que irá fazer. Por exemplo, um estudo revelou que pessoas que estavam prestes a fazer treino de agachamento e que se prepararam fazendo alguns agachamentos leves e extensões de perna, posteriormente conseguiram fazer a sessão de agachamentos com 8,36% mais de peso do que se tivessem feito alongamentos mais genéricos e menos direcionados.

OIÇA UMA PLAYLIST COM AS SUAS MÚSICAS FAVORITAS

Todos gostamos de ouvir música, mas sabia que isso pode realmente melhorar a qualidade do seu treino? Estudos mostram que a música aumenta o desempenho durante o exercício físico (principalmente em atividades repetitivas, como a corrida) e pode, além disso, reduzir a perceção da dificuldade do exercício, sendo assim mais fácil aumentar os níveis de esforço.

DESCANSE ENTRE OS TREINOS

Os seus treinos apresentarão resultados muito maiores se o seu corpo estiver no auge, o que significa que precisa de dar tempo de descanso aos músculos entre os treinos. Porquê? Sempre que se esforça, os seus músculos rompem e acumulam microrruturas, que precisam ser reconstruídas com o sono e o descanso. Para treinar a 100% deve cuidar de si mesmo.

TREINE ACOMPANHADO

Está provado que os companheiros têm uma grande influência sobre os comportamentos saudáveis um do outro, incluindo a melhoria do desempenho. Se envolver um amigo ou parceiro nos seus treinos irá aumentar a sua responsabilidade, aguçar o foco e fará o seu tempo no ginásio valer ainda mais a pena.

INCLUA O HIIT NO SEU TREINO

Experimente o treino intervalado de alta intensidade – também conhecido como HIIT – uma vez por semana. Este é um treino no qual existem sessões de esforço de curta duração separados por pequenos períodos de recuperação. É um treino mais curto do que uma sessão de treino regular, pois envolve muito esforço (sentir-se-á cansado depois de dez minutos!), mas queimará mais calorias e fortalecerá os músculos-alvo a uma velocidade impressionante.

FAÇA ALTERAÇÕES NO SEU PLANO DE TREINO

Certifique-se de que está constantemente próximo de atingir as suas metas de fitness e altere o seu plano de treino. Isto manterá a sua mente ocupada e o seu corpo trabalhará sempre da melhor forma para atingir novos objetivos. Por outro lado, se estiver sempre a fazer os mesmos exercícios, o seu corpo pode acomodar-se a essa rotina de atividade física, exercendo menos esforço na prática do exercício e estagnando o progresso.

COMA ANTES DE IR TREINAR

Treinar com o estômago vazio não é uma boa opção. Existe um maior risco de se sentir cansado, tonto ou enjoado, e é mais provável que também sofra alguma lesão. Para ter a certeza de que mantém os seus níveis de energia altos e o corpo em forma, aproveite para comer algo rápido e com carboidratos antes de ir para o ginásio, como uma barra de granola ou um pouco de aveia.

CONSULTE UM PERSONAL TRAINER

No Holmes Place, os nossos personal trainers fazem cada segundo contar. Eles podem ajudá-lo a planear uma rotina de exercícios físicos viável que o levará a alcançar os seus objetivos e aconselhá-lo sobre como ter um estilo de vida mais saudável com base nas suas necessidades individuais.

Artigo publicado em holmesplace.pt

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