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Yoga: mentalizar para realizar

A vida obriga a correrias constantes que a dada altura nos tomam demasiado tempo precioso, ao ponto de chegarmos, por vezes, a perder o foco sobre o que o é mais importante: energia e desenvoltura para as tarefas mais diversas, sociais e profissionais. As técnicas de Yoga podem ajudar a conquistar esse foco.

O SwáSthya Yoga (Método DeRose) proporciona-lhe uma gestão progressiva das suas capacidades físicas e mentais ampliando-as, para delas usufruir ao longo de toda a vida. Um dos recursos utilizados neste método é o da mentalização.

O que é a mentalização?

Mentalização é sinónimo de imaginação, é uma técnica utilizada há milhares de anos pelos Yogins para potencializar os efeitos das técnicas do Yoga. Mas pode também ser utilizada na vida social, familiar e profissional, bem como para melhorar a sua saúde. Tudo vai depender do que deseja e da sua capacidade de detalhe e imaginação. É como se tivesse o génio da lâmpada à sua disposição 24 horas por dia.

Nos anos 90, a mentalização começou a ser utilizada nas competições olímpicas sob o nome Visual Motor Rehearsal. Os atletas imaginavam-se na sua área de competição enquanto os cientistas observavam nas suas experiências que os músculos ativados eram os mesmos que se ativavam quando estavam efetivamente a participar nas competições. Isto acontece porque o cérebro ativa os mesmos músculos se estiver a acontecer ou se estiver apenas a ser mentalizado.

Habitue a sua mente a mentalizar mesmo durante as atividades mais simples. Por exemplo, quando está a comer, mentalize que os nutrientes dos alimentos estão a ser devidamente assimilados pelo seu organismo. Se tiver dificuldade em encontrar um lugar de estacionamento, mentalize que consegue encontrar um lugar para estacionar exatamente onde imaginou. Esta atividade constante treina a sua mente para ganhar foco e determinação.

Pode complementar a mentalização usando frases de reforço positivo para alcançar os seus objetivos, nomeadamente:

  • Eu quero melhorar…
  • Eu vou progredir…
  • Eu estou a melhorar a cada dia…

Todo este processo requer 10% de mentalização e 90% de transpiração.

A curto e médio prazo, esta estratégia transmite maturidade, resiliência e consistência, que se traduz numa personalidade mais segura e forte perante os desafios do quotidiano.

Por: Hugo de Sousa, group trainer do Holmes Place

Artigo publicado em holmesplace.pt

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