Tecnologias de Informação

A dualidade RH e Sistemas de Informação

Um dos aspetos interessantes de trabalhar em tecnologia e aplicações de negócio, nomeadamente na área comercial é observar como esta influencia e interage com todos os departamentos das organizações. É assim com os sistemas de apoio à logística, financeiro, Recursos Humanos, etc.
As organizações são feitas de pessoas e, como tal, cabe aos representantes de cada um destes departamentos desempenhar o papel que lhes compete: à área de Sistemas de Informação caberá o papel de encontrar soluções tecnológicas que potenciem e desenvolvam o departamento da empresa que pretendem apoiar. Aos representantes, por exemplo, da área de Recursos Humanos, caberá focarem-se nos objetivos estratégicos da empresa e de como a gestão tática das pessoas pode conduzir a ganhos de eficiência, produtividade e, em última análise, crescimento e aumento de resultados.
E assim deverá ser, mas sendo as organizações formadas por pessoas e estando a vida e o trabalho cheios de questões práticas, existem tópicos que frequentemente se levantam. Alguns exemplos típicos: de onde vem o orçamento, de IT ou RH? Como encaixar as prioridades dos RH nos planos mais transversais da direção de Sistemas de Informação? Quando há que tomar decisões, que opinião deverá prevalecer, a dos key-users ou a dos donos dos projetos? E quem deverão ser os donos dos projetos?
Sendo a ARAGO Consulting uma empresa de consultoria exclusivamente dedicada a SIRH (Sistemas de Informação de RH) estas são questões com que nos deparamos todos os dias. E cada vez com mais frequência, devido à mudança de paradigma dos departamentos RH que temos vindo assistir nos últimos anos – cada vez menos focados em processos transacionais e cada vez mais alinhados e atuantes nos objetivos estratégicos da organização.
Como empresa de tecnologia focada nas necessidades dos Recursos Humanos, é muito natural que seja nas prioridades destes que nos focamos, sendo os profissionais que os representam os nossos típicos interlocutores. A tecnologia deverá ser um “enabler”, um libertador da capacidade de execução deste departamento, um meio e não um fim, para que se possam atingir os objetivos e benefícios por todos desejados. Porém, e sobretudo no mundo SAP onde a ARAGO Consulting atua, é essencial cuidar de todos os aspetos técnicos e de projeto, nunca perdendo de vista o objetivo final: que o projeto termine “on time” e “on-budget”. Aqui, a ARAGO Consulting procura destacar-se pela excelência e credibilidade, investindo na certificação SAP de todos os nossos consultores.
É nesta dualidade, entre Recursos Humanos e Sistemas de Informação, que navegamos, já lá vão oito anos e mais de 350 implementações SIRH. A experiência obtida permite-nos concluir que o sucesso reside na correta interpretação das necessidades e prioridades daqueles que vão usar as aplicações – key users RH –, garantindo que os respetivos benefícios serão alcançados. Ao mesmo tempo, a competência, o conhecimento e o rigor de projeto têm de ser utilizados no sentido de alcançar o eficiente funcionamento dos sistemas de apoio à gestão, trabalhando de perto com as pessoas que os lideram.
Como irá evoluir esta dualidade nos próximos anos ou décadas?…

 

 

Por: Luís Almeida, sales manager da ARAGO Consulting

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – MAIO/JUNHO N.º 173

    A edição de maio/junho da revista Pessoal aponta o foco para o tema da atualidade: Privacidade, Proteção de Dados e Cibersegurança. Todos os dias surgem novas ameaças online cujo objetivo principal consiste no roubo ou usurpação de dados de empresas ou simplesmente afetar a sua atividade normal. Os criminosos informáticos são cada vez mais criativos…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv