META4, Tecnologias de Informação

Módulo “OnBoarding” da Meta4 reduz custos de contratação e melhora a experiência de utilização

Cada vez mais, as empresas começam a preocupar-se com a vida profissional dos novos funcionários mesmo antes da sua chegada. Este período de adaptação é o que se denomina como onboarding e postula-se como um dos assuntos importantes para os diretores de Recursos Humanos nos meses seguintes a uma contratação. O seu sucesso permitirá às organizações economizarem o custo de uma nova contratação, valorizada por diferentes estudos setoriais numa média de 3200 euros. Para além do custo monetário, a gestão deste processo de forma diferenciada e assertiva evitará a fuga dos profissionais recém-contratados, bem como os danos que tal implica.

De acordo com uma análise realizada pela Harvard Business Review, “33% dos recém-contratados procuram um novo emprego nos primeiros seis meses”. Sobre o mesmo tema, noutra análise realizada pela consultora The Wynhurst Group afirma-se que “os novos colaboradores que participam num processo de acolhimento bem executado têm mais 58% de probabilidade de permanecer na empresa depois de passados três anos”.

Tendo em conta este cenário e como parte da sua oferta especializada de soluções para a gestão de talentos, a Meta4 conta com o módulo “OnBoarding” que responde às necessidades sentidas pelas organizações em gerar uma melhor experiência na receção dos seus colaboradores, de forma a acelerar a sua integração e a alcançar a produtividade máxima no menor espaço de tempo possível.

Está provado que uma boa receção evita uma má experiência para o colaborador nos seus primeiros dias de trabalho e inicia uma relação de compromisso sólido entre o colaborador e a organização.

A solução “OnBoarding” da META4 permite aos novos colaboradores agilizar o processamento de documentos exigidos pela empresa, permitindo-lhes aceder e editar as suas informações pessoais e curriculares de acordo com as suas necessidades. Isto ajuda os novos contratados a conhecer e a interagir com os seus futuros parceiros, gerentes, colegas e pessoas de referência, o que tornará o começo de trabalho mais simples e agradável.

Por último, as empresas também beneficiam do módulo “OnBoarding” da Meta4 através da redução dos custos e recursos associados aos processos de seleção. Ao permitir a digitalização dos processos de acolhimento e incorporação contribui para melhorar a experiência dos colaboradores, o que repercute numa melhoria do Employer Branding das empresas. Esta solução da Meta4 assegura, ainda, o cumprimento das normas legais, um dos aspetos mais delicados e com consequências mais gravosas em caso de infração por parte das empresas.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – novembro/dezembro n.º 176

    Como já vem sendo hábito, a última revista Pessoal do ano é especialmente dedicada aos gestores e aos líderes que têm como prioridade máxima o seu recurso mais valioso: as pessoas. Atualmente, a maior parte das organizações estão preparadas para antecipar as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, mas estas acontecem a uma velocidade…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv