META4, Tecnologias de Informação

Nove características da tecnologia para apoiar uma estratégia “Employee Centricity”

Na atualidade, colocar o funcionário no centro da estratégia da empresa (Employee Centricity) é tornar claro as características essenciais que uma solução de tecnologia de RH deve oferecer a uma empresa, para que esta implemente e desenvolva com sucesso uma estratégia capaz de melhorar a vida útil dos seus profissionais:

  1. Conhecer e perceber qual o ponto de partida: uma solução tecnológica deve permitir uma análise da empresa, considerando tanto as variáveis sociodemográficas dos empregados como outras variáveis fundamentais, tais como as avaliações, lacunas, expectativas, nível de comprometimento, etc. A solução tecnológica deve armazenar, consolidar, integrar e operacionalizar toda essa informação, que servirá de guia para o desenho e implementação de todas as atividades de RH.
  2. Segmentar o modelo: esta ferramenta deve permitir que os diferentes grupos de funcionários sejam segmentados de forma a desenhar planos de ação personalizados e motivadores que os alinhem com os objetivos da empresa.
  3. Determinar a proposição de valor: embora nenhuma ferramenta possa automaticamente executar essa ação, estas devem fornecer as informações necessárias para definir uma proposta de valor relevante aos funcionários.
  4. Definir o Employee Mix: a solução tecnológica deve ser coerente com a proposta de valor que será oferecida a cada um dos grupos de profissionais. Esta deve permitir que a área de RH faça a gestão de todos os processos relacionados às pessoas para obter uma abordagem abrangente.
  5. Capacidade de se adaptar aos novos desafios: as mudanças nas estruturas organizacionais ou nas formas de trabalhar são constantes e inevitáveis. A solução tecnológica deve ser capaz de responder às contínuas transformações que surgem nas empresas.
    Gestão de implementação: é essencial estabelecer como e quando a ferramenta será implementada. A solução deve conter os aspetos que compõem o pacote de remuneração do empregado: planos de formação, benefícios, desenvolvimento, aumentos salariais, etc. Além disso, o colaborador deve ter acesso fácil à solução, para que possa conhecer e beneficiar de todas as vantagens oferecidas de maneira atualizada.
  6. Contribuir para melhorar a experiência de trabalho do funcionário: uma boa solução tecnológica deve ajudar a gerar experiências positivas nos funcionários, como a facilidade de uso. Simultaneamente, deve ajudar os RH a trabalharem de forma abrangente e a integrarem cada um dos pontos chave, tal como as experiências emocionais que mais afetam os profissionais.
  7. Analisar e ajustar: uma estratégia eficaz de Employee Centricity requer um diálogo constante entre a empresa e os seus colaboradores, o que permite obter e analisar a quantidade máxima de informações. Além disso, será necessário medir os resultados das iniciativas de RH implementadas e reconsiderar as que não são eficazes.
  8. Capacidade de evolução: A solução tecnológica deve ser constantemente atualizada de forma a incorporar as experiências positivas que os funcionários percebem nas suas interações vitais. Isso permitirá que os RH entendam o que as torna tão especiais e as possa replicar no seu modelo.

Por: Enrique Sala, strategic human resources senior consultant da Meta4

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