Crónicas, Trabalho Temporário

Uma solução flexível

A procura de horários de trabalho flexíveis tem sido cada vez mais uma preocupação dos candidatos, as empresas de trabalho temporário, atendendo que lidam diariamente com centenas de empresas clientes, conseguem proporcionar, de uma forma prática e muitas vezes imediata, soluções a esse nível. Esta diversidade permite aos candidatos optar por trabalhar meio dia, por turnos, ou sazonalmente, sendo que muitos colaboradores de trabalho temporário consideram este regime mais vantajoso, pois permite a conjugação de outros projetos paralelos como, estudar, cuidar dos filhos, ou simplesmente cultivar outros interesses.
Do ponto de vista do candidato, existem vários benefícios imediatos, pois o trabalho temporário, possibilita um maior número de contactos com as empresas clientes e que levam por diversas vezes à empregabilidade direta nessas mesmas empresas. Tem sido uma tendência em crescimento, pois o trabalho temporário funcionando como uma fonte de recrutamento constante, permite aos candidatos e às empresas clientes, soluções imediatas e que permitem a ambos um maior conhecimento e condições para a realização de contratos diretos futuros.
Por outro lado, este regime também permite ao colaborador de forma flexível testar um futuro empregador ou profissão, evitando aceitar novos desafios profissionais que, por desconhecimento mútuo, terminam no insucesso.
Sendo um setor devidamente legislado, oferece aos colaboradores um base sólida em termos de segurança, pois rege-se em garantir todos os direitos aos mesmos (vencimentos, descontos na segurança social, seguro de acidentes de trabalho, subsídios), tudo enquadrado com o código do trabalho.
As desvantagens neste regime, funcionam mais como perceções de desvantagens, pois, atendendo à necessidade da contratação ser normalmente de curta duração, os contratos não têm um caráter efetivo, sendo que de uma forma geral a sociedade dá relevo em particular a este vínculo laboral. É importante sublinhar que o trabalho temporário promove apenas um regime de contratação devidamente definido no tempo, assegurando todos os direitos aos colaboradores, não podendo ser comparado com necessidades permanentes das empresas clientes.

Abolir preconceitos

Reforçar o enquadramento dos colaboradores temporários junto dos clientes, proporcionando o processo de integração, promovendo a formação e, com isso, os índices de motivação dos colaboradores, levando os mesmos a criarem novos hábitos, a reinventarem-se continuamente através da aquisição de novas competências, adaptando-se de uma forma natural às necessidades do mercado atual.

Por: Alexandre Gomes, diretor da zona Sul do Grupo Multipessoal

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv