Trabalho Temporário

O motor na criação das melhores práticas de gestão de talento

O trabalho temporário tem de se afirmar como uma importante forma de recrutamento e seleção, de forma a gerar um impacto positivo na dinamização do mercado de trabalho. Desempenhando também uma função social, tem de ser visto, nas empresas, como uma forma de flexibilização, dado que é um instrumento de gestão estratégica, tornando-as mais competitivas, flexíveis e capazes de enfrentar os desafios ao nível da concorrência e atingir altos níveis de produtividade.
Sempre que um trabalhador inicia uma relação laboral através do trabalho temporário irá adquirir, com o processo formativo e de integração, novas competências, permitindo-lhe, assim, enriquecer a sua experiência profissional e dotar-se de valências que serão muito enriquecedoras para a sua evolução profissional.
Desta forma, o trabalho temporário torna-se o motor na criação das melhores práticas de gestão de talento, traduzindo-se assim a frase “o talento ideal no lugar (empresa) certo”.
Para que isso aconteça, as empresas de trabalho temporário dispõem de interlocutores tecnicamente habilitados para o aconselhamento quanto à carreira profissional dos candidatos e funcionam como uma porta de entrada para a evolução profissional contínua. Quer seja um candidato à procura do primeiro emprego ou desempregado de curta ou longa duração, no trabalho temporário consegue-se enquadrar com maior facilidade o respetivo candidato num posto de trabalho que melhor se compatibilize com as suas aptidões e qualificações. Deduz-se que as empresas recorrem ao trabalho temporário como forma de flexibilização, tanto dos processos de recrutamento como do mercado, uma vez que são estas que promovem, desenvolvem e geram todo o processo de recrutamento, assim como o processo administrativo, e também potenciam a evolução do candidato de acordo com o seu talento.
Temos, por isso, de abolir, cada vez mais, os preconceitos associados ao trabalho temporário e traduzi-los como oportunidades atuais e direcionadas para uma sociedade cada vez mais globalizada.
O mercado de trabalho está a adaptar-se a novas regras impostas pelos mercados globais e o trabalho temporário faz parte dessa mudança. Temos de promover as suas mais-valias, sendo efetivamente um veículo para carreiras de sucesso e de oportunidades, e sem o preconceito de precariedade e abuso.
Complementarmente, o trabalho temporário permite diversificar experiências e adquirir conhecimentos de um modo flexível, no entanto terá de existir também uma abertura à mudança de todas as partes envolvidas, sendo certo que também as motivações de cada colaborador são essenciais para o sucesso desta evolução.

4Por: Cláudia Sobral, direção de gestão de talentos da Talenter

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – JULHO/ AGOSTO N.º 174

    Na economia digital e tecnológica da qual, obrigatoriamente, fazemos parte, e independentemente do tipo de funções e responsabilidades que desempenhamos, as chamadas soft skills – ou competências pessoais – constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação, uma vez que falamos de competências que potenciam…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv