Capa_livro_vida_e_gestão
Biblioteca, Find Out

Vida e Gestão – Jorge Marques

Vida e Gestão – A vida da Gestão e a Gestão da Vida é um livro que promete revolucionar a forma como pensamos a Gestão e a Liderança. As Ciências da Vida podem ensinar-nos quase tudo. Com as Neurociências, a Biologia, a Bioquímica, a Genética, a Oncologia, a Psiquiatria e muitas outras, o autor consegue trazer para a realidade das empresas os melhores ensinamentos que conceituados cientistas portugueses lhe transmitiram.

A obra faz parte da coleção Find Out, editada pela Tema Central (www.temacentral.pt), da qual fazem já parte os títulos Gerrir- o Cómico Ensina a (des) Organizar, escrita por Paulo Morgado em parceria com Nuno Artur Silva e alguns dos principais humoristas das produções fictícias e Giro Logo Existo- A Filosofia Pensa a Gestão, escrito por Catarina Guerra Barosa, em parceria com Mendo Henriques, Filósofo e mais seis filósofos.

Apresentação do autor

Licenciado em Gestão dos Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho; Pós Graduado em Gestão; Coordenador e Docente na formação para executivos na Universidade Católica, Universidade Autónoma e INA nos domínios da Gestão de Recursos Humanos e Liderança; Trabalhou como executivo no Pão de Açúcar, EDP e SIC; trabalhou como Consultor em trinta e oito empresas e em vários países; colaborou na Imprensa económica “Semanário Económico” e “Jornal de Negócios” com artigos de opinião; autor de ficção e de Gestão e Liderança; Presidente da APG, da Federação Mediterrânica de Gestão de Recursos Humanos e da Federação Ibero Americana de Capacitação e Desenvolvimento; Prémio 1ST Generation HR pela Universidade Europeia – 2013; Prémio APG Mérito-2014.

Apresentação dos cientistas participantes

Alexandre Quintanilha

É um dos nossos mais reputados cientistas com reconhecimento mundial. Licenciado e doutorado em Física pela Universidade de Witwatersrand, África do Sul; Diretor do Centro de Estudos Ambientais na Universidade de Berkeley, Califórnia; Diretor do Centro de Citologia Experimental da Universidade do Porto; Professor Catedrático de Biomédicas da Universidade do Porto; Presidiu a inúmeros trabalhos na European Science Foundation; Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Luís Portela

É uma das figuras de referência no nosso mundo empresarial; Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, onde também foi docente; Professor Honorário da Universidade de Cadiz; Investigador, empreendedor, líder e Presidente da BIAL aos 27 anos; Presidente da Fundação BIAL; Prémio Neurociências da Universidade de Louisiana, EUA; Autor de ficção, filosofia e ciências da vida.

Fernando Regateiro

Uma referência do nosso meio académico; Professor Catedrático na Faculdade de Medicina de Coimbra e regente da cadeira de Genética; Autor científico de renome internacional; Presidente do Conselho de Administração dos Hospitais de Coimbra; membro do Conselho Nacional de Ética das Ciências da Vida.

Porfírio Silva

Licenciado e Mestre em Filosofia, Doutorado em Epistemologia e Filosofia das Ciências (tese: Ciências do Artificial como Ciências do Humano); Investigador no Instituto Superior de Filosofia da Universidade de Lovaina e na Faculdade de Filosofia da Universidade Complutense de Madrid; Atualmente, investigador no Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico.

Frederico Regateiro

Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, Doutorado em Biomédica pelo Instituto Gulbenkian de Ciência; Doutorado em Patologia. Imunologia pela Universidade de Oxford; Professor Auxiliar Convidado pelo Instituto de Imunologia da Faculdade de Medicina de Coimbra, Médico, internato complementar em Imuno-Alergologia no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

Diogo Pimentel

Licenciado em Bioquímica na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra, Estágio no Centro de Neurociência de Coimbra, Doutorado em Biomédica pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, Pós-doutorado em Neurociência na University College of London, Trabalha, hoje, no Laboratório do Professor Gero Miesenbock, pai da optogenética em Oxford.

Vítor Gonçalves

Licenciado e doutorado em Fisiologia e Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, Professor Auxiliar Convidado de Fisiologia na Faculdade de Medicina de Lisboa, Especialista em Neurocirurgia, Chefe de Serviço de Neurocirurgia do Hospital de S. José, Coordenador da Unidade de Neurocirurgia do Hospital dos Lusíadas.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Caderno Especial

  • Captura de ecrã 2017-08-11, às 12 Caderno Especial – junho 2017

    No Caderno Especial de julho, para além das habituais notícias sobre o Ensino Superior, dedicamos um painel de debate à temática “Formação de Adultos e Mercado de Trabalho”, onde colocamos algumas questões a várias universidades sobre o que tem sido feito no âmbito da dicotomia “Oferta Formativa e Empregabilidade”. A não perder também o artigo…

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal Revista Pessoal – julho/agosto nº 168

    Na edição de julho/agosto da revista Pessoal, três temáticas ocupam o cerne do debate. No dossier dedicado à temática Wellness, analisamos a evolução do trabalho, que passou de uma base predominantemente de força física para a ação mental, exercida à secretária, ao volante ou na consola de uma máquina, e de que forma essa alteração despoletou…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv