capa_livro_futebol-e-lideranc%cc%a7a_completa
Biblioteca, Find Out

Duas Mulheres em Jogo – Futebol e Liderança

Catarina G. Barosa, Jornalista e Beatriz Rubio, Gestora, lançam a obra “Duas Mulheres em Jogo – Futebol e Liderança”. Um livro que propõe uma reflexão sobre o mundo do futebol e a sua ligação ao fenómeno da liderança. Reflexão feita no feminino, com a ajuda da Ciência da Motricidade Humana, da Filosofia, da Gestão e da prática empresarial e futebolística.

Catarina G. Barosa, assina a primeira parte do livro, onde a ligação do futebol à liderança percorre a evolução meteórica do futebol nos últimos anos, a sua revolução científica, as questões da excelência, da transcendência e da fé. A filosofia e as racionalidades alternativas que se podem pôr em prática no âmbito da liderança no mundo do futebol e das organizações são também aspetos a assinalar. Pretende-se construir uma nova definição de liderança, inspirada no futebol, na Filosofia e na Gestão.
“Alex Ferguson foi treinador do Manchester United durante mais de 27 anos e sem que associasse a sua prática a esta atitude filosófica, na verdade, usava uma racionalidade experiencial e também poética, é o próprio quem diz: ‘Quando lideramos alguém, é útil termos alguma noção de quem essa pessoa é – as circunstâncias em que cresceu, o que fará com que dê o melhor de si e os comentários que a vão assustar. A única maneira de o perceber é através de duas atividades tantas vezes menosprezadas: escutar e observar”, escreve a autora.

Beatriz Rubio, assina a segunda parte do livro onde procura, através da sua experiência como gestora e empresária, fazer uma reflexão em torno dos paralelismos que se podem estabelecer entre o futebol e as empresas. “O amor ao futebol é algo inexplicável e apaixonante que devia ser objeto de estudo por parte das empresas e não só. É um fenómeno psicológico. Ele é capaz de unir raças, pessoas sem ligação entre si, de diferentes sexos, de diferentes níveis sociais, diferentes níveis de estudos. É um fenómeno sem igual, que começou como um desporto simples, com poucos meios e se transformou num acontecimento mundial. Não estou a ver outro desporto capaz de levantar estas paixões e o mais importante é aquilo que nos faz sentir”.

Duas mulheres, duas maneiras diferentes de abordar uma questão que está na ordem do dia: como podemos liderar melhor as nossas empresas, as nossas equipas, os nossos atletas?

Manuel Sérgio, um dos mais conceituados estudiosos do futebol no nosso país – e talvez no mundo –, assina o prefácio do livro e refere: “Quem ler este livro não vê nele habilidosos jogos de palavras, mas um intercâmbio lógico-epistemológico entre o Desporto e a Gestão, com o objetivo de buscar soluções, na prática desportiva, para a liderança no mundo empresarial. Um livro tão atual e tão meticulosamente construído que vivamente o aconselho a quem ele verdadeiramente se destina. Parabéns à Catarina e à Beatriz. Do seu magistério quero ser, eu também, um aluno atento e diligente”.

O livro faz parte da coleção find out que já editou livros sobre Humor e Gestão, Filosofia e Gestão, Ciências da Vida e Gestão, Cinema e Gestão e edita agora mais um, que traz o futebol ao mundo das empresas e vice-versa.
A coleção é patrocinada pela Kelly Services que, segundo refere Afonso Carvalho, Country General Manager da empresa: “Campeões! Este é o objetivo máximo de uma equipa e do seu líder. Ganhar, perder, aprender e voltar a ganhar são as etapas mais importantes e marcantes para qualquer equipa e respetivo líder, seja nas empresas ou numa equipa de futebol. Esperamos que esta leitura aproxime e partilhe o melhor que a Gestão e o mundo do futebol têm para dar a todos os que na sua vida pessoal e profissional querem ser campeões”.

Sobre Catarina G. Barosa:

Licenciada em Direito e em Filosofia, foi consultora jurídica durante seis anos, atuando na área do Direito do Trabalho e Direito Comercial, foi ainda diretora de Recursos Humanos em duas multinacionais, tendo acabado por criar a sua própria empresa de comunicação, onde trabalha, desde 2009, assegurando a direção de conteúdos da revista Pessoal, do portal RHOnline, tendo também sido produtora, guionista e apresentadora do programa Marca Pessoal, da TVI 24. Editou um livro sobre Gestão e Filosofia, Giro Logo Existo.

Sobre Beatriz Rubio:

Licenciada em Economia e com MBA em Gestão de Empresas, tem mais de 20 anos de experiência profissional. Passou pela L’Oreal, Jerónimo Martins e, atualmente, RE/MAX Portugal. Em 2012, lança o projeto Motiva-te através do qual leva empresas e profissionais a atingirem altos níveis de produtividade através de Coaching e sessões de formação sempre focados na questão da motivação. Em 2014, lança o seu primeiro livro: Conquistando a Vitória e começa a realizar as primeiras palestras fora de Portugal, em concreto: Espanha, Turquia, Alemanha, Brasil, Japão, Argentina e China. Em 2015, foi eleita Mulher do Ano na área de negócios pela revista Flash. Foi também considerada a Melhor Gestora de Pessoas e a Melhor CEO no ranking português dos Melhores Gestores de Pessoas. Conseguiu, com os seus métodos de gestão, levar a RE/MAX Portugal a ganhar o prémio de Melhor Empresa para Trabalhar em Portugal oito vezes e a atingir o prémio de Melhor Região RE/MAX do Mundo por duas vezes consecutivas. Em 2016, lança a 1.ª edição da Agenda de Motivação com uma coletânea de frases de sua autoria, e de outros autores, para cada semana do ano.

Sobre a editora:

A Tema Central é uma empresa de comunicação especializada em Gestão e Gestão de Pessoas. Além da sua atividade de produção de conteúdos para revistas, websites e televisão, edita ainda a coleção de livros find out destinada a levar ao mundo das organizações conhecimentos de outras áreas do saber, onde se inclui o Humor, as Ciências da Vida, a Filosofia, o Cinema, o Futebol e muitos mais. 

Comprar/ Encomendar Artigo

 

Verificação

 

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Caderno Especial

  • Captura de ecrã 2017-07-04, às 15 Caderno Especial – junho 2017

    No Caderno Especial de junho, para além das habituais novidades do Ensino Superior, publicamos um novo painel sobre Educação, onde colocamos algumas questões a vários players da nossa sociedade, desta vez focadas na urgência das competências digitais nas universidades. A não perder também a entrevista a Francisco Goiana da Silva, líder do Global Shapers Lisbon…

Revista Pessoal

  • CapaPessoal167 Revista Pessoal – maio/junho nº 167

    A Quarta Revolução Industrial – mais conhecida como Indústria 4.0 – marca a atualidade dos mercados laborais de todo o mundo, mas será este processo evolutivo e natural? Esta nova e iminente abordagem, que pretende potenciar as oportunidades proporcionadas pelas tecnologias de informação, comunicação e eletrónica junto das empresas e setor industrial, ganha especial destaque…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv