Biblioteca

PODER – Veneno e Remédio

O Poder é uma palavra incómoda. Pode traduzir-se em bem ou mal, pode ser uma força com objetivos corruptos ou para alcançar a paz, tudo depende de quem pratica o “poder”. É esta separação que esta nova obra pretende fazer: o poder só é corrompido consoante o uso que dele se faz.
Na história da humanidade, são inúmeras as personalidades que usaram (e outras que ainda usam) o poder em prol de um bem maior, como é o caso de Nelson Mandela, Dalai Lama, Martin Luther King ou até mesmo do atual Papa Francisco. Mas, tal como há pessoas que usam a sua posição de renome para prosseguirem missões valorosas, há também muitos exemplos do oposto.
Com este livro, os autores pretendem debater os vícios e virtudes do poder e de quem o detém, e de como este altera inevitavelmente as pessoas, o seu comportamento e forma de estar.
Uma obra de reflexão que mostra os jogos de poder que hoje existem, mas que são impossíveis de contornar, visto que o poder é um elemento social bastante enraizado e que deriva das relações sociais.

SOBRE OS AUTORES:
Ana Guinote é professora associada na University College London, fez o seu doutoramento na Universidade de Heidelberg, na Alemanha. A sua investigação centra-se no modo como as relações sociais afetam a motivação, a cognição e a autorregulação. Estudou também a forma como o poder influencia a persecução de objetivos, a atenção e o altruísmo. Foi editora associada das revistas Personality and Social Psychology Bulletin e British Journal of Social Psychology.

Arménio Rego é professor catedrático convidado na Católica Porto Business School. É autor ou coautor de diversos livros nas áreas da liderança e da gestão de pessoas. Tem realizado formação, coaching e consultoria nas mesmas áreas. Com trabalhos de investigação premiados em Portugal e no estrangeiro, a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG) considerou-o, em 2014, uma das 25 pessoas mais influentes da gestão de Recursos Humanos em Portugal.

Miguel Pina e Cunha é professor catedrático na Nova School of Business and Economics e presidente do Conselho Científico desde 2012. Investiga os processos de liderança e de mudança organizacional, tendo publicado mais de 150 artigos sobre o tema em revistas da especialidade, como a Academy of Management Review. Colaborou também com diversas escolas internacionais, incluindo LUISS Guido Carli (Roma), Mediterranean School of Business (Tunes) e Universidad de los Andes (Bogotá).

EDITORA:
LIDEL

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – JULHO/ AGOSTO N.º 174

    Na economia digital e tecnológica da qual, obrigatoriamente, fazemos parte, e independentemente do tipo de funções e responsabilidades que desempenhamos, as chamadas soft skills – ou competências pessoais – constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação, uma vez que falamos de competências que potenciam…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv