Biblioteca

Longevidade Com Felicidade

Vivemos numa sociedade que é ao mesmo tempo focada na juventude e caracterizada pelo envelhecimento acentuado da sua população. A esperança média de vida aumentou extraordinariamente nos últimos anos. Por isso, levanta-se a questão fundamental: qual a qualidade de vida nestes anos recentemente acrescentados?
A resposta nem sempre é positiva. São muitas as conotações negativas e os estereótipos sociais acerca do envelhecimento, visto, muitas vezes, como um processo irreversível de declínio físico e cognitivo resultando em desmoralização, apatia e de depressão. No livro Longevidade com felicidade. Como manter um corpo são e uma mente feliz é apresentada uma perspetiva completamente diferente. São descritos exemplos reais de como as pessoas mais velhas continuam a ter uma vida feliz e com significado, contribuindo ativamente para a sociedade. São apresentadas as áreas do funcionamento em que as pessoas mais velhas demonstraram ter vantagens, como a tomada de decisões ou a regulação emocional, e um programa para melhorar estes aspetos emocionais.
A melhoria nos aspetos emocionais tem como consequências agradáveis uma melhoria na saúde física e na longevidade. O envelhecimento deve ser considerado como mais um período na vida em que todos os potenciais humanos devem continuar a ser postos em prática de modo a continuar a ter uma vida realizada, com significado e feliz.

SOBRE O AUTOR:
Licenciado em Psicologia e doutorado em Ciências Biomédicas, Américo Baptista é diretor da Clínica Psicológica de Desenvolvimento Humano e do Programa de Aprendizagem Social e Emocional ao Longo da Vida — Mente Ativa. Com uma vasta experiência clínica, é autor de diversos artigos científicos nas áreas das emoções e das suas perturbações e teve a sua investigação premiada em 1992, com o Prémio de Psiquiatria Clínica Elysio de Moura, e em 2000, com o prémio do melhor poster atribuído pela Academia.
Professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 1994, onde foi diretor do Departamento de Psicologia. No Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem da mesma instituição, desenvolve diversos projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e é também professor convidado em diversas universidades de Espanha.
Membro fundador da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento, de que foi presidente de 2005 a 2007, dedica atualmente o seu interesse clínico e investigação às emoções, ao desenvolvimento emocional, à resiliência, à promoção do bem-estar, à felicidade e qualidade de vida, ao tratamento das perturbações emocionais e à sua prevenção, nomeadamente para a ansiedade, depressão, disfunções sexuais, parafilias e problemas conjugais. Autor do livro O Poder das Emoções Positivas, publicado pela Pactor.

EDITORA:
Pergaminho

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – JULHO/ AGOSTO N.º 174

    Na economia digital e tecnológica da qual, obrigatoriamente, fazemos parte, e independentemente do tipo de funções e responsabilidades que desempenhamos, as chamadas soft skills – ou competências pessoais – constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação, uma vez que falamos de competências que potenciam…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv