Crónicas

Crise e Motivação!

Nos tempos que correm, cada vez mais as pessoas sentem a necessidade de criar estratégias de motivação. Algo tipo “receita”, que seja só tomar e já está, fica-se completamente motivado. Mas a motivação não se compra na farmácia! Se bem que alguns psiquiatras tivessem algo a dizer sobre isto, o que é certo é que não existe uma pílula mágica, um comprimido ou uma mezinha que sirva a todos.

O segredo está apenas num conjunto de estratégias que poderão servir para alterar o estado em que se encontra. Em primeiro lugar, tem de perceber se a sua motivação vem de fora ou vem de dentro. Provavelmente estará a pensar: “De fora ou de dentro de quem?” De si claro!

Pense numa altura em que conseguiu dar a volta à sua motivação. Isso aconteceu porquê? Porque encontrou dentro de si os recursos para o fazer ou porque existiu uma situação, pessoa ou algo externo a si, que lhe permitiu essa alteração? Se foi interno, qual foi a situação? O que se passava à sua volta, que palavras disse a si próprio, o que sentiu?

Se tiver dificuldade, feche os olhos e recorde com o maior número de detalhes sensoriais a última vez que se sentiu, de facto, motivado. O que viu, ouviu, sentiu… Abra os olhos. Notou que ao recordar isto o seu nível de motivação subiu?

Se tal não aconteceu, provavelmente a memória que invocou não era efectivamente de uma verdadeira situação de motivação, pelo que deve continuar à procura. Se se sentiu motivado, isso quer dizer que, de facto, a situação é a ideal. 

Agora, porque é que ao recordar nos sentimos um pouco mais motivados? Porque reagimos em segundos ao que pensamos, seja no bom sentido, seja no mau. Se lhe pedisse para recordar uma má experiência em que estivesse desmotivado, ao recordá-la iria ter exactamente o mesmo resultado, sentir-se-ia um pouco mais desmotivado.

Tendo a sua memória identificada, reviva-a todos os dias, dê-lhe cor, torne o som mais audível, e, se quiser, procure que as imagens e as sensações se tornem maiores e mais ricas. Vai ver que ao fazê-lo o seu grau de motivação irá crescer e solidificar-se. Agora, se a sua motivação vem de fora, o processo já se torna mais complicado. Poderá, no entanto, utilizar esta mesma técnica para aumentar o seu grau de motivação. Mas convém ter em atenção uma coisa – neste caso, utilize somente este exercício como uma muleta transitória, em última instância o seu objectivo terá de ser arranjar algo que o motive a partir de dentro. 

Porque é que tudo isto é importante? Porque a maioria das pessoas não tem noção daquilo que as motiva. Pensa muitas vezes que é o dinheiro, a família ou algo assim, mas nem sempre isso é verdade. Somente a exploração deste tipo de situações nos permite muitas vezes determinar qual o verdadeiro gatilho que nos faz disparar. Principalmente em tempos de crise, como os são agora, é fundamental que as pessoas tenham estas ferramentas já intrinsecamente moldadas, e prontas em si. Só a partir deste ponto é possível manter e criar a motivação necessária para encarar os tempos de crise como desafios e oportunidades. 

Esta semana pare um pouco para pensar: “Será que sei o que me motiva?”


José de Almeida
Partner – Ideias e Desafios

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv