4
Crónicas

“Liberty Big Band”: Iniciativas de sucesso

No coração da cidade, em plena Avenida Fontes Pereira de Melo, funciona uma das mais reconhecidas seguradoras, a Liberty Seguros. Apesar dos termos “sinistros” e “apólices” nos levarem a imaginar mundos mais cinzentos, a verdade é que entrando neste espaço rapidamente percebemos que há um espectro de cor à nossa espera.
As salas são amplas e luminosas, com uma vista privilegiada sobre a cidade. Ao branco e preto dos quadros desenhados acrescentam-se as cores das decorações de paredes e secretárias e as dos cestos de fruta fresca existentes em cada andar.
Em conversa com Paula Garrido, diretora de Gestão e Suporte ao Talento, a Pessoal ficou a perceber um pouco melhor como é que a Liberty Seguros promove este tipo de ambiente e interação. “É um projeto ao qual é necessário dedicar muito trabalho e persistência, uma vez que no início nos deparamos sempre com algum tipo de resistência à mudança”. As pessoas estavam habituadas a encarar o local de trabalho como o sítio onde era obrigatório estar durante determinado horário, após o qual “era preciso sair desse espaço para espairecer”. As pessoas podiam trabalhar anos lado a lado e não criarem quaisquer laços de afetividade. Tratava-se quase de uma questão cultural. Para alterar este tipo de dinâmica foi preciso dar início a projetos que envolvessem os gostos e características pessoais dos colaboradores, facilitando o encontro e o convívio entre estes fora do horário laboral, explicou a diretora. As surpresas foram imensas, pois com iniciativas destas descobrem-se talentos escondidos de uma qualidade impressionante. São vários os grupos existentes, havendo triatlo, btt, dança e música, entre muitos outros, mas Paula Garrido afirma que todos eles têm em comum o brio, a elevada qualidade e um forte elemento competitivo. Na sala onde falámos com Paula Garrido, as paredes cobertas de diversos prémios permitem-nos perceber o quão importantes são estas iniciativas, assim como a integração e participação dos vários colaboradores e também das chefias para que se sinta um verdadeiro espírito de comunidade dentro desta empresa.
Tivemos o privilégio de passar uma manhã com a banda da seguradora, a Liberty Big Band. Este projeto surgiu em conversa entre dois colaboradores, o Hélio Cruz e o Luís Cardoso, que pensaram que seria engraçado formar uma banda que contasse com a participação de outros colegas de trabalho, assim como familiares dos mesmos. Assim nasceu a banda, a par das celebrações do centésimo aniversário do Liberty Mutual Group, em 2012. Estava já previsto haver um espetáculo, ao qual rapidamente se juntou a atuação da banda que no seu primeiro concerto tocou para 3000 pessoas.
A Pessoal assistiu a um ensaio, durante o fim-de-semana, que teve lugar num estúdio dentro dos edifícios da Liberty, fornecido e montado pela empresa que tem apoiado o projeto desde o seu início. Afinam-se os instrumentos, tocam-se temas já ensaiados e começa-se a trabalhar numa nova música. A banda ouve atentamente as indicações de Hélio que fez as preparações e acertos em casa e que salienta a importância de determinados pormenores. Há muito talento dentro da empresa, mas como qualquer outra banda precisam de ter várias valências e, por isso, estão abertos à entrada de outros músicos que façam parte desta comunidade, ainda que não trabalhem diretamente na Liberty.
São uma banda muito eclética que procura sempre conjugar os diferentes gostos dos membros com os do público, até porque há um compromisso de qualidade muito forte e isso implica ter em atenção vários aspetos. No fim-de-semana de 21 e 22 de outubro, a banda atuou no festival Brands Like Bands que conta com a presença de vários conjuntos musicais de empresas, tendo sido o grupo a encerrar o espetáculo. Esta iniciativa envolve um grande esforço por parte dos colaboradores que têm de abdicar de parte do seu tempo livre para se dedicarem à banda, o que nem sempre é fácil, mas têm sempre encontrado pessoas que conseguem assumir e respeitar este tipo de compromisso, o que permite a continuação e desenvolvimento do projeto.

Por: Madalena Ferreira

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal_RHonline Revista Pessoal – março/abril n.º 172

    “As novas formas de atrair talento” é o tema central da mais recente edição da revista Pessoal, que ganha especial destaque no dossier dedicado à área de Recrutamento e Seleção. De facto, o avanço da Internet e das redes sociais, aliado à entrada de novas gerações no mercado de trabalho, fizeram com que o processo de…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv