Crónicas

Mudança

No dia 15 de maio, lançámos formalmente, na Impresa, o projeto de concentração das nossas instalações em Paço de Arcos, o qual chamámos “Juntos Somos Futuro”. Esta iniciativa pretende despoletar um processo de transformação cultural que, naturalmente, não se esgotará em 2018.

Como nota prévia, importa referir que, no portefólio da Impresa, existem duas das marcas (de media e não só) mais fortes em Portugal: a SIC e o Expresso.

A SIC está situada em Carnaxide há 26 anos, e quem aí trabalha nunca conheceu outro local de trabalho. O Expresso já esteve na Duque de Palmela e está em Paço de Arcos desde 2003, mas nunca partilhou espaço com outras marcas fora do universo publishing. Estamos, portanto, perante uma iniciativa ímpar com um simbolismo profundo.

É fundamental, para o sucesso do projeto “Juntos Somos Futuro”, que um dos seus pilares seja a transparência na comunicação. Para esse efeito, foi desenvolvido, por exemplo, um canal online no qual serão comunicadas as novidades do projeto e onde serão recolhidas sugestões.

Além disso, o projeto requer o envolvimento de todos, e foi decidido construir-se a mudança, desde o primeiro momento, em conjunto. Na impossibilidade operacional de envolver todos com o mesmo grau de intensidade, foram nomeados “Embaixadores da Mudança”, que apoiarão nas reflexões estratégicas e ajudarão a dinamizar o projeto, mobilizando as restantes pessoas para esta causa.

Como é fácil de verificar, encaramos o projeto “Juntos Somos Futuro” com a maior seriedade, a todos os níveis na empresa, porque consideramos que a mudança, em si mesma, é uma oportunidade única que devemos não apenas abraçar, mas também cultivar e orientar. Se queremos cumprir os nossos objetivos, se quisermos ser bem-sucedidos, temos de nos transformar constantemente, temos de ser mais ágeis, e temos de estar unidos e funcionar como um só bloco.

Juntos, fisicamente, isso torna-se mais fácil. As sinergias e a eficiência são obviamente importantes. Mas juntos potenciaremos também a criatividade e a qualidade dos nossos jornalistas, gráficos, gestores de produto e programadores informáticos para produzir ainda melhores conteúdos de informação e entretenimento. Juntos desenvolveremos as nossas competências tecnológicas e proporcionaremos mais e melhores soluções e experiências aos nossos consumidores. Acima de tudo, juntos reforçaremos a missão do Grupo Impresa, que é pugnar pela liberdade de imprensa e de expressão em Portugal, com rigor e sem medo, e fazer a diferença na sociedade.

Para isso, como sempre, daremos prioridade às nossas pessoas. “Turn and face the strange”, cantava David Bowie em Changes. No nosso caso, estamos a trabalhar para que a família Impresa se sinta em casa desde o primeiro dia e que encare a mudança como uma oportunidade para crescer em conjunto. O futuro somos todos nós e será o que nós, juntos, quisermos.

 

 

Por: Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv