Entrevistas

“Ensinamos os clientes a fazer”

Num contexto de crise económica, em que as empresas vivem tempos difíceis e a formação é um investimento acessório, por que motivo decidiu a Vantagem+ apostar nesta nova área de negócio?
 
Os momentos que vivemos são desafiantes. Colocam à prova as empresas – suas melhores táticas para lidar com as tensões do mercado. A formação é uma das principais contramedidas para lidar com a pressão de uma economia fragilizada e incerta. É com base no fortalecimento das competências que se impulsiona a qualidade e a eficácia das organizações. Renegar para segundo plano a formação é um erro absoluto pois, na verdade, haverá sempre quem saiba aproveitar os momentos de uma economia mais debilitada para otimizar as competências – trampolim para o crescimento, para uma maior competitividade, para a distinção face à concorrência. É preciso explicar isto às empresas e estar com elas para reorientar estratégias e introduzir novos modi operandi. A consultoria emerge como uma das formas de transferir rapidamente conhecimento para as empresas, apoia-as nos processos de mudança, de impulso e aceitação da inovação; dota-as de um saber fazer transformado – mais adequado à realidade, às exigências e aos desafios. A Vantagem+ sentiu a necessidade de apoiar os seus clientes com maior profundidade, deslocando-se até a montante, diagnosticando e propondo opções alternativas. A Consultoria em Recursos Humanos é um complemento aos serviços de formação da Vantagem+. A nossa opção está a revelar-se certa. Dominantemente, são os nossos clientes da Formação que nos estão a solicitar apoio para o desenvolvimento de projetos de consultoria. Com a notoriedade que gradualmente adquiriremos nesta nova área de negócio, acreditamos que o mercado nos passe a avaliar enquanto uma das empresas de qualidade no domínio da Consultoria de Recursos Humanos e Recrutamento.
 
 
Quais os objetivos e que mais-valia oferece esta área de negócio Consulting e Recruting?
 
A Consulting & Recruiting é uma nova área de negócio para a Vantagem+. Contudo a Vantagem+ está no mercado há 19 anos e, por essa razão, está a ser fácil passar a mensagem para o mercado. A ação promocional tem sido relativamente discreta contudo já começa a revelar resultados favoráveis. Com efeito, os principais objetivos da área de Consulting & Recruting são os seguintes: Conquistar quota de mercado no âmbito dos serviços de recrutamento e seleção e na consultoria de recursos humanos; ser reconhecido pelo mercado com base na qualidade dos nossos serviços, em alinhamento com o que já se verifica com a Formação – core da Vantagem+; apoiar as empresas clientes a encontrar opções mais eficazes de gestão com vista a tornarem-se mais competitivas, rentáveis e com um melhor nível de qualidade de vida no trabalho para os seus colaboradores.
 
Quem são os destinatários desta área de negócio?
 
Os serviços de recrutamento e consultoria destinam-se, de uma forma geral, a todos os setores de atividade económica. Recrutamos, assim, para qualquer empresa. O nosso Recrutamento apresenta duas opções, sendo que por um lado, temos os serviços clássicos de recrutamento que se destinam a qualquer nível da estrutura da empresa e, por outro, temos os serviços de Executive Search, sobretudo focalizados para o Middle e Top Management.
Quanto à Consultoria, esta aposta em quatro domínios distintos, nomeadamente: a Consultoria em Formação, incluindo o Diagnóstico das Necessidades e a Avaliação da Formação; a Consultoria em Recursos Humanos, incluindo Diagnósticos de Cultura e Clima Organizacional, Projetos de Mudança, Talent Assessment, Avaliação de Desempenho, Serviços de Coaching para Executivos e Individual; a Consultoria focalizada na qualidade do atendimento e otimização dos processos de relação com o cliente (e.g., Diagnóstico Cliente Mistério e Plano de Intervenção). Por último, a Vantagem+ realça duas Indústrias nas quais a sua ação de Consultoria é mais abrangente. São elas a Indústria do Turismo e Hotelaria e a Indústria da Logística e Distribuição. Nestes dois casos, a Vantagem+ não só oferece os seus serviços gerais de Consultoria como, ainda, procura apoiar em profundidade o Cliente, desde Estudos de Mercado, definição dos processos operacionais, aconselhamento à aquisição de equipamentos, preparação de abertura de unidades hoteleiras e de unidades de distribuição (grande consumo), incluindo os fatores do marketing (plano estratégico de marketing e posicionamento do mix de marketing)

Os motivos que levaram a Vantagem+ a apostar nesta nova área? Prendem-se com as oportunidades de mercado ou com as necessidades dos vossos clientes?
 
Efetivamente, a Vantagem+ sente que existem inúmeras oportunidades para colocar os serviços no terreno. O arranque da área de negócio Consulting & Recruiting deu-se há poucos meses. É verdade que são os nossos atuais clientes que mais nos estão a solicitar propostas de projetos. Em parte, esta questão deve-se ao facto da nossa ação comercial estar a incidir sobretudo nos nossos clientes atuais. Acreditamos que à medida que nos tornarmos mais visíveis no mercado, maior será a procura dos nossos serviços. Os clientes sabem que a Vantagem+ é uma empresa de referência no domínio da Formação e que segue o princípio da Qualidade. Ao integrarmos os serviços de Recrutamento e Consultoria na nossa oferta, mantemos a mesma estratégia, a qual assenta na Qualidade. Os mercados são muito exigentes. Existe forte competitividade entre as empresas de consultoria. Queremos alcançar o pelotão da frente na Qualidade – não na Quantidade. Queremos a plena satisfação dos nossos Clientes.
  
O que diferencia esta oferta da Vantagem+ relativamente a outras empresas de formação existentes no mercado?
 
A nossa oferta de Recrutamento e Consultoria nasce porque os nossos atuais clientes no domínio da oferta de Formação começaram a solicitar à Vantagem+ trabalhos de consultoria. Distinguimo-nos no mercado porque não estamos agregados a nenhuma marca que não seja a Vantagem+, não representamos ninguém a não ser nós próprios. Por isso, temos a liberdade de utilizar as melhores ferramentas, as melhores metodologias que o estado da arte permite. Por outro lado, temos o know-how de cerca de 20 anos na Formação. A Formação acaba por estar presente em certa etapa dos projetos de consultoria. Somos uma empresa que consegue fechar o ciclo, desde os serviços de consultoria aos serviços de formação. Depois, somos flexíveis, podendo entrar num ponto específico de um projeto, não nos obrigando a conduzir o projeto de A a Z. É o caso para certos processos de Avaliação de Competências em que o cliente nos pode solicitar todo o serviço ou, ao invés, desenvolve uma parte do projeto e solicita o nosso apoio para uma parte específica do projeto. Por último, temos como lema o de transferir conhecimento para dentro da organização cliente. Ou seja, no âmbito dos nossos projetos, ensinamos os clientes a fazer. Dizemos-lhes como proceder. Com eles somos transparentes e não reservados. Desta forma, os clientes ficam a saber lidar com os problemas que possam surgir, não tendo de recorrer continuamente à consultoria para tratar do assunto.

Por: Patrícia Noleto

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv