Entrevistas

LANDING FESTIVAL VOLTA A LISBOA E VAI TER UM DIA EXTRA

Nos dias 29 e 30 junho, Lisboa vai receber a 5ª. edição do Landing Festival,  estivemos à conversa com Pedro Oliveira, co-fundador da Landing.jobs, empresa organizadora do evento que nos contou tudo sobre o evento.

RHonline (RH): O que é o Landing Festival?
Pedro Oliveira (PO): O Landing Festival é o maior evento de carreiras tecnológicas da Europa, vai na sua 5ª. edição em Lisboa ​e já expandiu para Berlim. Neste evento os profissionais de tecnologia têm a possibilidade de expandir a sua mente para novas opções de carreira em TI. Adicionalmente, proporciona-se um momento de networking e aprendizagem único, com oradores, workshops, expert sessions e empresas tecnológicas escolhidas a dedo no centro da conversa.

RH: Como surgiu a ideia de criar o Landing Festival?
PO: Na Landing.jobs, empresa organizadora do Landing Festival, focamo-nos em criar conteúdos globais com ativações locais, sendo que na nossa visão, os profissionais de tecnologia ​devem ter acesso às melhores ferramentas para gerir as suas carreiras. O Landing Festival tem um formato de comunidade em modo offline para de forma pragmática “atacar” esta visão da Landing.jobs – é de facto um momento único.

RH: Esta é já a 5º edição do Festival… o evento tem crescido de ano para ano?
PO: Começamos com uma dimensão muito curta que tem vindo a evoluir e solidificar ao longo do tempo. Começamos com menos de 500 participantes e hoje rondamos os 2.000. Para edições futuras, vamos tentar perceber se o caminho é o crescimento ou a especialização! ​

RH: Para quem participa num evento como este, quais são as principais vantagens?
PO: Diria que a principal mensagem é pensarem nas suas carreiras pois é algo que nesta área das TI’s não se faz muito, pois a oferta de trabalho abunda e continuará a ser assim. No entanto, é importante que os profissionais façam a gestão das suas carreiras uma vez que o foco está todo no talento que já não permanece na mesma empresa durante a sua vida activa, como era bastante natural antigamente.

RH: O acesso a este festival pode ser feito de que forma?
PO: Para profissionais de TI, podem adquirir os seus bilhetes de graça​ no site do Landing Festival (https://landingfestival.com), para quem quiser experimentar o Landing Festival no seu expoente máximo deverá adquirir um dos bilhetes pagos para ter acesso a mais conteúdo relacionado com carreiras – nomeadamente os workshops e expert sessions.

RH: Tecnologia, Futuro e Carreiras, são estes os pontos-chave para esta edição?
PO: Sem dúvida, todos os conteúdos do Festival foram pensados à volta destes três temas centrais. Acreditamos que um profissional de tecnologia tem de saber posicionar a sua carreira tendo em conta o futuro das tecnologias. ​

RH: O que é que podemos encontrar este ano no Landing Festival?
PO: Painéis diversificados com oradores de topo nacionais e internacionais. Aproveito para destacar uma apresentação do Mohammad Shokoohi-Yekta, que é cientista de dados da Apple e vem partilhar a sua experiência connosco e da Tara Ojo, que irá abordar o tema do crescimento de posições júnior para sénior neste mundo das tecnologias.

RH: O que é que vai acontecer no ‘DAY O’ no dia 28 de junho?
PO: Este ano decidimos criar um dia extra com duas componentes distintas. Um evento “seguro” para Profissionais de RH e Recrutamento TI’s debaterem os temas mais relevantes nomeadamente o recrutamento e onboarding de profissionais TI internacionais e a melhor forma de gerir um processo de recrutamento. Vamos contar com um convidado-orador especial, Sief Khafagi, que é líder de recrutamento de equipas de engenharia no Facebook​.
O outro evento é dedicado a debater um tema muito importante da sociedade atual, a falta de talent em TI’s e debater como se poderá, através da formação, atingir números superiores de talento tech.

RH: Falando em números, quantos profissionais e empresas esperam ter presentes nesta edição?
PO: Nesta edição, contamos com a presença de 1.500 profissionais TIs nos dias 29 e 30 junho e de mais de 80 empresas e parceiros. ​

Por: Joana Madeira Alves, Jornalista Tema Central

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv