Notícias

Vantagem + organiza seminário em Luanda

A Vantagem + organiza pela primeira vez o seminário “Six Thinking Hats”, nos próximos dias 28 e 29 de Novembro, no Hotel Trópico em Luanda.
Este seminário inovador é baseado segundo uma metodologia mundial de Edward de Bono, que é considerado por todos o grande guru da criatividade, e é ministrado pelo formador Sérgio Fonseca, um dos únicos três formadores portugueses certificados por esta metodologia. Este seminário tem como objectivo, usar a técnica dos seis chapéus para optimizar o tempo na organização e aumentar resultados; aplicar a técnica dos seis chapéus de forma a obter resultados eficazes nas reuniões e dominar a técnica dos seis chapéus na tomada de decisão pessoal e organizacional.
Esta metodologia é simples mas poderosa e permite focar o pensamento de gestão na direcção certa e explorar diferentes vias através de vários modos de pensamento. Adoptando este método dentro da sua organização, as empresas podem promover o pensamento cooperativo e a interacção evitando as armadilhas das abordagens críticas e negativas e adoptar técnicas de resolução de problemas através de uma abordagem sistemática. O cérebro só pode ver o que está preparado para ver mas responde bem ao estímulo, assim o propósito da técnica Six Thinking Hats é utilizar o chapéu como objecto-símbolo, sendo capaz de o estimular para além do óbvio e natural. Trata-se de criar serviços, produtos, acções de valor a todo o momento e não apenas de resolver problemas.
“Consideramos que esta técnica é muito eficaz e permite aumentar a rentabilidade das empresas. O uso desta técnica nas reuniões de trabalho, nas taskforces, na tomada de decisão, na resolução de problemas, é espelhado na optimização do tempo, no aumento da produtividade intelectual, conduzindo a decisões objectivas e a resultados mais eficazes. O seu uso não só é inovador, como também eficaz devido à sua componente organizadora de pensamento individual e de grupos”, refere Catarina Correia, Directora de Marketing e Comunicação da Vantagem+.
Geralmente raciocinamos de maneira tendenciosa, de forma variada e não controlada, tentando equilibrar uma série de elementos: a lógica, a emoção, as oportunidades, as ameaças, a esperança, a criatividade. Todavia, cada um tem o seu lugar e é essencial para o sucesso, basta saber interrelaciona-los. A aplicação da técnica dos seis chapéus, permite ao pensador fazer uma coisa de cada vez, separando a emoção da lógica, a criatividade da informação.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv