Notícias

1º Estudo sobre Recrutamento e Selecção em Angola

No âmbito da 1ª Conferência sobre recrutamento & seleção, realizada em Abril em Luanda, o Let’sTalkGroup apresentou os resultados do 1º estudo realizado em Angola na área de recrutamento e selecção.
Coordenado pela consultora, este estudo teve como principal objectivo conhecer as práticas de recrutamento e selecção mais utilizadas pelas organizações angolanas. Para o efeito, foram consultadas 130 organizações em Angola no período de Fevereiro a Março de 2013, e contemplou a análise das três fases do processo de recrutamento e selecção: fase prévia ao recrutamento, próprio processo de recrutamento e a selecção e uma fase após a selecção.
Os resultados obtidos nesta pesquisa vêm reforçar o desfasamento encontrado noutros estudos, noutros países, entre as práticas de recrutamento e selecção utilizadas pelas organizações e a investigação mais recente neste domínio. E, em termos gerais o Let’sTalkGroup concluiu que:
– Verificou-se que a análise da função é efectuada através da colaboração entre o técnico da área de recrutamento e selecção e a chefia;
– O método mais utilizado é a entrevista.
– Quanto às técnicas de recrutamento, os anúncios, as candidaturas espontâneas e as referências são as mais utilizadas em todas as funções pelas organizações que integram a amostra.
– E, em relação aos métodos de selecção, os mais utilizados são a entrevista com o responsável da área que solicitou o serviço, a análise curricular e a entrevista com o técnico de recursos humanos.
 – Na fase após a selecção, um número significativo de organizações gostaria de dispor de novos instrumentos para avaliar competências actualmente muito procuradas, tais como a Motivação, a Liderança e a Inteligência Emocional.

Este foi o primeiro estudo a ser realizado em Angola sobre as práticas de recrutamento e selecção nas empresas angolanas e contamos que este contributo possa servir como ponto de partida para novas investigações no sentido de melhorar o processo de recrutamento & selecção em Angola”, afirma Elisabete Tomé Executive Director do Let’sTalkGroup.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv