Notícias

Metodologia do Estudo “Melhores Gestores de Pessoas 2013”

O primeiro ranking português dos melhores gestores de pessoas é uma iniciativa pioneira da Tema Central e da Qmetrics, que conta com o apoio da APG. O objetivo principal deste estudo é identificar, entre um conjunto de candidatos, os melhores gestores de pessoas em Portugal.
Os destinatários do estudo são as chefias diretas (gestores de pessoas que tenham pelo menos cinco pessoas a reportar-lhes diretamente) ou as chefias indiretas de 2º nível (Gestores de pessoas que tenham pelo menos dez pessoas a reportar-lhes direta ou indiretamente), caso a primeira condição não se verifique. As candidaturas foram apresentadas pelas organizações, que candidataram o(s) seu(s) gestor(es) de pessoas, ou a título individual com autorização da respetiva organização.
Os candidatos distinguidos bem como os candidatos que tenham pontuações superiores a 70 pontos poderão, a partir de agora, utilizar a logomarca “Melhores Gestores de Pessoas”, com referência ao ano do estudo.
O apuramento dos melhores gestores de pessoas foi enquadrado nas categorias: Competências ao nível do desenvolvimento dos seus colaboradores; Competências ao nível do desenvolvimento da sua equipa; Competências ao nível do desenvolvimento da sua empresa; e Características pessoais.

Metodologia de Apuramento dos “Melhores Gestores de Pessoas”
As organizações foram convidadas, através de uma ação de divulgação, a inscrever os seus gestores de pessoas a participar na iniciativa, podendo igualmente serem apresentadas candidatura a título individual. Após formalização da inscrição será solicitada a indicação de listagem de colaboradores que reportem direta ou indiretamente aos candidatos, há pelo menos seis meses, para integrarem a base de sondagem do questionário de avaliação dos gestores de pessoas.
O questionário foi, depois, disponibilizado via e-mail aos inquiridos, tendo sido respeitada a confidencialidade das respostas individuais.
Após o período de resposta aos questionários será efectuado o tratamento das mesmas sendo a pontuação final de cada candidato calculada com base na média ponderada das respostas ao questionário relativas ao candidato em questão (com resultados expressos na escala de 0-100).
O ranking dos Melhores Gestores de Pessoas está ordenado por ordem decrescente de pontuação total obtida, sendo alvo de distinção específica os três candidatos com pontuação mais elevada, o melhor classificado por dimensão da equipa que gere e o melhor classificado em categorias ainda a determinar.
Para efeito de apuramento do melhor classificado por dimensão da equipa consideram-se as seguintes dimensões: equipas entre 5 a 9 colaboradores; equipas de 10 a 19 colaboradores e equipas com mais de 20 colaboradores. Para efeitos da classificação final não serão considerados candidatos com menos de 5 questionários respondidos e/ou taxa de resposta abaixo de 70%.
Nos termos da metodologia de apuramento, serão distinguidos os seguintes candidatos: Os três melhores classificados globalmente; o melhor classificado por dimensão da equipa; e o melhor classificado por categoria (Melhor CEO; Melhor DRH; Melhor Diretor (outras áreas); Melhor Chefia Intermédia; e Prémio Criatividade.
A cada candidato será disponibilizado um relatório em suporte electrónico do estudo contendo a análise, por categoria, das respostas aos questionários e o benchmarking com os resultados globais do estudo.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv