IMPORT_zI3Kpx
Notícias

2.ª Edição da Inspiring Future

Arranca esta segunda-feira, dia 12 de janeiro, a segunda edição da feira de orientação profissional Inspiring Future, organizada pela Associção Inspirar o Futuro, que irá percorrer 80 escolas secundárias de quatro distritos (grande Lisboa, Leiria, Santarém, Setúbal) ao longo do primeiro semestre do ano. A primeira escola a receber esta iniciativa é a Escola Secundária de Camões. Instituições de ensino superior e empresas estarão presentes para fazer a ponte entre ensino secundário e superior e ajudar cerca de 55 mil jovens portugueses, dos 16 aos 19, a pensar o seu futuro.
Os cerca de 1000 alunos vão poder visitar stands de várias instituições do ensino superior, empresas e da própria Inspiring para tirar dúvidas sobre processos de candidatura, cursos disponíveis e entrada no mercado de trabalho. “O nosso objetivo é que os alunos estejam informados sobre as suas opções. É importante dar-lhes as ferramentas para que possam tomar decisões conscientes, tornando-os mais capazes de enfrentar o futuro”, explica Eduardo Filho, Presidente da Associação.
Neste primeiro dia da feira terá lugar a sessão de abertura da Inspiring Future. Marcada para as 8h30, dá voz
a alguns dos parceiros do projeto: Charlotte Lowe, Country Manager da empresa Education First Portugal; Carlos Freire, Diretor de Marketing do Banco Popular e um representante da SAP. Enquanto parceiros encontram-se igualmente outras empresas tais como a Clínica Psicólogica Vomap, Deloitte, Cimpor e Adecco.
Para além do site institucional (www.inspiringfuture.pt) irá ser lançada uma plataforma online com o objetivo de centralizar informação para os alunos, permitir efetuar pesquisas sobre os cursos em Portugal e no estrangeiro e esclarecer dúvidas que os alunos possam ter. Esta plataforma permite a continuação do projeto para além da duração da feira bem como a sua presença virtual nas escolas de todo o País.
Em janeiro e fevereiro, a feira passará ainda pelas Escolas São João de Brito (dia 13), Rainha D. Leonor (dia 16) Raúl Proença (Caldas da Rainha) (dia 26), St. Julians School (dia 2 de fevereiro) entre outras. Com ela trará cerca de 35 instituições do Ensino Superior, dispostas a apresentar a sua oferta educativa. Instituto Superior Técnico, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Nova School of Business and Economics, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, Universidade Lusíada e Universidade Católica Portuguesa são algumas das entidades que vão participar no projeto que pela primeira vez conta com a presença de universidades estrangeiras, como o IE (Madrid) e as Laureats: Laureat Design e Laureat Hospitality (Les Roches).
O Inspiring Future promove também a interação dos alunos do secundário com empresas que, na qualidade
de potenciais empregadoras, vão explicar os perfis e competências mais valorizados pelos recrutadores. Empresas parceiras como a SAP, Deloitte, Banco Popular e Cimpor irão participar no workshop “Como sobreviver de salto alto e gravata”.
Para além da sessão “Acesso ao Ensino Superior”, na qual a equipa do Inspiring Future explica aos alunos tudo sobre candidaturas, médias, exames e códigos, decorrem ainda quatro formações: “Mexe-te”, “Uma decisão que é a tua cara”, “Como sobreviver de salto alto e gravata” e a novidade deste ano virada para o mercado internacional “Study Abroad - Estudar no Estrangeiro” . “O grande fator diferenciador desta feira são estes workshops, onde os alunos terão oportunidade de desenvolver competências como a sua autonomia, espírito empreendedor, proatividade, assertividade e capacidade relacional”, defende Filipa Cunha, Coordenadora do projeto Inspiring Future.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

  • Captura de ecrã 2017-10-11, às 01.21.50 Aprender Magazine – Diretório de Empresas de Formação

    Considerando que o mundo profissional está, hoje em dia, em constante mudança, é fundamental que os recém-diplomados e profissionais de todos os setores desenvolvam continuamente as suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Num mundo global fortemente concorrencial…

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal Revista Pessoal – setembro/outubro nº 169

    Na edição mais recente da revista Pessoal damos destaque ao 50.º Encontro Nacional da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, que se realiza já no próximo dia 16 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. “Back to People: A Rutura de Paradigmas na Gestão das Pessoas” é o tema central do evento que ganha especial…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv