Notícias

Empresas aplaudem desempenho de estudantes

RFM SOMNII, CaetanoBus, FRUUT, ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), Confederação do Turismo Português, DRIVU, B-corp Portugal e a Vitacress foram algumas das empresas que aplaudiram o desempenho dos estudantes da Universidade Europeia, IADE- UE e IPAM, desafiados no passado fim-de-semana para uma maratona de 24 horas, totalmente dedicada à criatividade e às boas práticas corporativas.
Para os professores da Universidade Europeia e do IPAM responsáveis pela organização da iniciativa Creative Night, Miguel Portugal e Filipe Sampaio Rodrigues, respetivamente, este foi um desafio totalmente superado para os estudantes e uma experiência muito enriquecedora para as empresas.
“A Creative Night promove o desenvolvimento dos nossos estudantes, acelerando a sua aprendizagem e potenciando a sua empregabilidade. Envoltos num ambiente de competição saudável, os jovens são desafiados a trabalhar atitudes e a resolver problemas reais num período de tempo muito curto”, contextualizou o professor Miguel Portugal, líder do projeto há vários anos consecutivos.
Por outro lado, o professor Filipe Sampaio Rodrigues, responsável pela entrada da Creative Night no Porto, referiu que “o sucesso da iniciativa está associado à qualidade do nosso modelo académico assente numa enorme proximidade com o mercado de trabalho, com os desafios das empresas a serem analisados e respondidos na sala de aula, privilegiando respostas academicamente transversais até porque a realidade não pode estar compartimentada. Constitui também uma experiência única para empresas que convivem de perto com as novas gerações – Millennials e Geração Z –, permitindo-lhes identificar talentos e antecipar tendências”.
A Creative Night 2018 teve início, a partir das 18h00 do dia 25 de maio, no Campus da Lispolis da Universidade Europeia, em Lisboa, com a seleção de três grupos de estudantes por cada empresa que lhes lançou um desafio. Numa segunda fase, depois de uma direta a trabalhar, os estudantes embarcaram num comboio com destino ao Porto e, nas instalações do IPAM, enfrentaram o desafio final da competição, lançado pela ANJE, na área do empreendedorismo sustentável.
No Porto, os estudantes tiveram ainda a oportunidade de participar em workshops B-corp liderados pelas empresas da rede B-corp Portugal, cujas práticas de conduta empresarial demonstram uma real preocupação e motivação em causar um impacto positivo no contexto social e ambiental. Os últimos pitchs decorreram no final da tarde do dia 26 de maio, seguindo-se a revelação dos projetos vencedores.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – JULHO/ AGOSTO N.º 174

    Na economia digital e tecnológica da qual, obrigatoriamente, fazemos parte, e independentemente do tipo de funções e responsabilidades que desempenhamos, as chamadas soft skills – ou competências pessoais – constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação, uma vez que falamos de competências que potenciam…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv