Notícias

PROFESSORA DO IPLEIRIA é consultora do governo de Cabo Verde

Célia Sousa, professora e investigadora do Politécnico de Leiria, e coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), está em Cabo Verde como consultora do governo cabo-verdiano, no âmbito de um projeto para a inclusão e acessibilidade, financiado pelas Nações Unidas.

A professora, estará um mês em Cabo Verde a colaborar com o governo na implementação da legislação para o desenvolvimento de uma escola inclusiva no início do ano letivo 2018/2019, assim como a dar formação a um conjunto de professores e técnicos e regressa a Portugal em agosto.

Célia Sousa explica que “com a implementação do regime jurídico da educação inclusiva, Cabo Verde encontra-se na linha da frente do continente Africano no âmbito do desenvolvimento de políticas de inclusão. Calcula-se que existam pelo menos 84 milhões de pessoas em África com algum tipo de deficiência, e esta medida do governo de Cabo Verde será certamente o “farol” da inclusão em África”. O projeto será monitorizado e ajustado ao longo do próximo ano letivo, sempre em estreita articulação com o governo de Cabo Verde e com o apoio e monitorização das Nações Unidas.

Célia Sousa é uma das maiores especialistas nacionais em inclusão e acessibilidade, cujos projetos são objeto de estudo e replicados por todo o mundo. Doutorada em Ciências da Educação, Especialidade Comunicação pela Universidad de Extremadura (Espanha), coordena desde 2006 o Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria. É docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, investigadora do Polo do Politécnico de Leiria no âmbito do Centro de Investigação Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.IPLeiria),e é também membro da direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (SUPERA).

Na última década tem desenvolvido projetos nas áreas das Tecnologias de Apoio e da Comunicação Aumentativa, e colaborado como consultora nas áreas da Acessibilidade e Inclusão com diferentes entidades nacionais e internacionais. É autora e coautora de diferentes publicações nacionais e internacionais nas áreas das Tecnologias de Apoio, Comunicação Aumentativa e Educação Especial. Recebeu, em 2007, o Troféu Afonso Lopes Vieira, na categoria de Comunicação, pelo semanário Região de Leiria; em 2015, o Prémio Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social, com o Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada (PLIP) e o projeto “Mil Brinquedos, Mil Sorrisos”, pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES); em 2017, o Prémio “EKUIzador do Ano”, pela Associação LEQUE; e, em 2018, o Prémio “Acesso Cultura” com o livro multiformato “A Rainha das Rosas”.

Participa desde 2016 como comentadora no programa televisivo “A Tarde é Sua” (TVI) na rubrica “A Inclusão – Casos de Sucesso” e como hobby escreve histórias infantis.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – JULHO/ AGOSTO N.º 174

    Na economia digital e tecnológica da qual, obrigatoriamente, fazemos parte, e independentemente do tipo de funções e responsabilidades que desempenhamos, as chamadas soft skills – ou competências pessoais – constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação, uma vez que falamos de competências que potenciam…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv