Notícias

Profissionais portugueses apresentam perfil do cliente ideal

A Fixando, plataforma portuguesa de contratação de serviços locais, divulga os resultados do inquérito realizado entre os profissionais disponíveis na plataforma, identificados como pequenos empresários, em nome individual e freelancer. No inquérito, os profissionais apresentam o perfil do cliente ideal e indicam os principais problemas que encontram diariamente ao lidar com clientes:

– “Por vezes os clientes não especificam o que procuram” e, “As pessoas focam-se demasiado no custo do projeto, em vez da qualidade”, são os dois principais consensos dos profissionais que estão entre as 1200 categorias disponíveis na plataforma, desde canalizador a wedding planner.

– O cliente ideal, segundo o levantamento do inquérito, é alguém que tenha objetividade, atenção ao detalhe, seja verdadeiro e indique quanto está realmente disposto a pagar.

– Por outro lado, os utilizadores desta plataforma online como ferramenta de trabalho, indicam que quando encontram um cliente satisfatório para as duas partes, é habitual serem solicitados para um segundo encontro com o mesmo cliente, e serem inclusive recomendados a amigos.

– A maioria dos profissionais (66%) confirma que utiliza a plataforma como canal de rendimentos extra, ou seja, complementar à atividade principal. Os restantes 34% utilizam mesmo a Fixando como ocupação primordial, ou até, para ocupar os tempos livres.

– A internet é hoje a principal, se não única, forma de divulgação destes serviços complementares. Os profissionais garantem que jornais, revistas, outdoors e cartazes deixaram de funcionar, apesar de alguns ainda utilizarem panfletos, folhetos e cartões-de-visita como estratégia de comunicação.

– O método preferencial de comunicação direta com os clientes é o e-mail, seguido de chamada de telemóvel, WhatsApp e SMS.

– Quase metade (49%) tem mais de dez anos de carreira.

– Mais de metade (68%) dos pedidos efetuados na plataforma tem um valor médio superior a 50€, sendo que os profissionais ainda revelam que maio é o mês mais forte de contratação.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv