Notícias

Estónia lança campanha para atrair especialistas IT de Portugal

A Estónia, um dos países tecnológicos mais bem-sucedidos no mundo, acaba de lançar a campanha de recrutamento Career Hunt, em cooperação com empresas líderes do setor. A campanha destina-se à candidatura de especialistas portugueses em IT a posições séniores em empresas reconhecidas do setor tecnológico, como a Taxify, Twilio, Microsoft, Veriff e Swedbank.

A campanha Career Hunt oferece aos candidatos selecionados a oportunidade de visitarem a Estónia gratuitamente durante cinco dias, durante os quais poderão experienciar tudo o que a Estónia e Tallin têm para oferecer enquanto destino para se trabalhar e viver. Além da oportunidade única de participarem numa entrevista de empresa com uma das 12 empresas tecnológicas participantes, os candidatos poderão visitar estas empresas, o NATO Cyber Defence Centre e o Robotex, o maior festival de robótica do mundo.

Segundo Karoli Hindriks, CEO da Jobbatical, um portal de emprego internacional que ajuda empresas empregadoras a encontrarem os candidatos adequados e parceiro oficial de recrutamento da Career Hunt, a escassez de trabalho é um dos maiores problemas do setor tecnológico a nível mundial. A CEO da Jobbatical considera que a Estónia e esta campanha de recrutamento estão a mudar a forma como as pessoas percecionam o recrutamento. Ter simples anúncios de trabalho já não é suficiente, afirma. As pessoas são, atualmente, muito mais móveis que antes e os empregadores têm de se esforçar mais para que caminhem na sua direção.

Comparativamente à última década, a caça de talentos está a ser levada ao extremo, afirma Hindriks. Segundo um estudo global do ManpowerGroup, a escassez de trabalho nunca foi um problema tão grave nos últimos doze anos como neste momento. Cerca de 45% das entidades empregadoras em todo o mundo afirma ser difícil encontrar colaboradores com as qualificações necessárias. O estudo, que envolveu mais de 39.000 empresas empregadoras de 43 países, verificou que a maior procura feita é por pessoas com capacidades técnicas específicas, como engenheiros ou especialistas em IT, sendo que um em quatro empregadores sentiu maior dificuldade em recrutar este ano do que no ano passado.

Com apenas 1.3 milhões de pessoas, a Estónia é considerada o hub tecnológico nórdico com um setor de IT e comunicações em crescimento. Espera-se que, em 2020, o mercado de trabalho da Estónia tenha cerca de 37.000 especialistas em ICT (information and communications technology), alguns dos quais recrutados em Portugal.

Os candidatos escolhidos irão:

  • aproveitar uma experiência única de cinco dias em Tallin com voos e alojamento gratuitos;
  • ter acesso total aos eventos tecnológicos locais, ter a oportunidade de visitar o NATO Cyber Defence Centre e conhecer startups unicórnios;
  • reunir-se com potenciais empregadores e equipas;
  • divertir-se (o que incluí uma experiência autêntica de uma sauna nórdica, provar cerveja artesanal e visitar o festival Robotex);
  • explorar a Estónia como um destino para viver e trabalhar.

As candidaturas online para o programa Career Hunt estão abertas até 23 de setembro em https://careerhunt.eu/

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv