Notícias

Empresas apostam cada vez mais nos Estágios profissionais e de verão

A Talent Portugal – comunidade de atração de talento e ponto de encontro entre candidatos, empresas e instituições – apresenta a nova edição do Diretório de Empresas, publicação que reúne informação pormenorizada sobre um conjunto de 176 empregadores nacionais. Além de permitir que os candidatos tenham acesso a informação detalhada e estruturada sobre as várias empresas, a revista distingue-se pelo facto de fornecer dados sobre as competências mais procuradas pelas organizações e sobre o que oferecem aos candidatos. Refira-se, ainda, que o Diretório é criado por sugestão das universidades e para dar resposta a uma lacuna de informação estruturada sobre empregadores, necessidade identificada pelos candidatos, que são cada vez mais exigentes na informação que procuram sobre as empresas.

Segundo os resultados retirados do Diretório, é possível perceber que o inglês é, ainda, a língua mais requisitada (por 85 por cento das empresas), logo seguida pelo espanhol e francês (procuradas por 1/3 das empresas). O alemão surge, também, como uma língua fundamental para 18 por cento das organizações. No que às competências diz respeito, as tecnologias de informação e a engenharia e indústria são procuradas por 74 e 68 por cento das empresas, respetivamente. Mais de metade das entidades destacam, por sua vez, a área da gestão e economia. Finanças e contabilidade,marketing e vendas, apoio a cliente e recursos humanos figuram, também, nesta lista.

Num mercado cada vez mais competitivo, marcado pela dificuldade em encontrar mais e melhores candidatos, as empresas veem-se obrigadas a apostar num conjunto de ofertas, uma vez que a remuneração não parece ser hoje um fator por si só distintivo. Neste campo, o Diretório de Empresas revela que mais de 74 por cento das empresas oferecem estágios profissionais e curriculares e que 40 por cento apostam já em estágios de verão, uma tendência em crescimento. Destaque-se, ainda, a aposta na mobilidade internacional, uma aposta de 2/3 das empresas.

Das 176 entidades que integram o Diretório, 2/3 têm escritório no Porto e metade em Lisboa. Aveiro e Braga são distritos, também, em destaque. Relativamente ao número de colaboradores, é importante acrescentar que 68 por cento das empresas – das 176 auscultadas – empregam mais de 150 mil colaboradores. Quando questionadas sobre novas contratações, 1/4 das organizações revelam que pretendem criar, no total, mais de 5.700 novos empregos no próximo ano, uma média de 136 novos recrutamentos por empresa.

Além do Diretório de Empresas, a Talent Portugal acaba de lançar, também, o site, uma plataforma inovadora a nível nacional, que inclui toda a informação que um candidato necessita sobre uma organização. O site disponibiliza uma área de “eventos de emprego”, sendo mesmo a primeira plataforma em Portugal a organizar informação sobre o universo em rápido crescimento de feiras de emprego, conferências e open days. Nesta área, os candidatos têm a possibilidade de conhecer melhor a oferta das empresas enquanto potenciais empregadores e candidataram-se diretamente. A partir de agora, todos os interessados poderão aceder, neste endereço, à revista do Diretório de Empresas, disponível em formato digital.

Após o evento de lançamento do Diretório, a Talent Portugal promove, a 24 de outubro, uma Feira das Feiras de Emprego em Lisboa. A iniciativa decorre na Lispolis, entre as 14h30 e as 18h30.

Diretório de Empresas disponível em aqui.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv