Notícias

“Ready to Dare?”, o encontro-debate de recursos humanos

“Ready to Dare?”, que em português seria algo como “pronto para ousar?” ou “pronto para o desafio?”, é o mote da Expo RH 2019, que leva ao Centro de Congressos do Estoril mais de 40 oradores. Jovens empreendedores, colaboradores em início de carreira, e diretores experientes partilham as suas experiências nos dias 27 e 28 de março.

“São muitas as histórias que temos para contar” como a “de um jovem empreendedor que se aventurou sem rede no lançamento de um negócio inovador, Fred Castro, fundador da Sounder”, o testemunho de “dois colaboradores de grandes empresas, a Nestlé e a Zurich, sobre a primeira semana de trabalho”, e a perspetiva de como se fomenta a inovação, com Sara Carrasqueiro do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, e com o Alcino Lavrador, diretor-geral da Altice Labs, destaca Raquel Rebelo, CEO da IFE by Abilways, organizadores deste evento anual. A responsável salienta, também, a “intervenção do CEO da Contisystems, Duarte Conceição, que nos vai dizer porque é que arriscou ficar e optou por fazer carreira numa organização e se desafiou a celebrar os sucessos, ultrapassar os fracassos e enfrentar os desafios até chegar à liderança”.

Potencialidades da Inteligência Artificial

A tecnologia é um dos temas centrais da Expo RH, “num contexto em que a inteligência artificial, a robótica e o machine learning ‘ameaçam’ o trabalho como o conhecemos, considero que a reconversão e requalificação das pessoas é sem dúvida uma das principais tendências atuais dos recursos humanos”, explica Raquel Rebelo. Além de um debate à volta das potencialidades da inteligência artificial, o recurso a tecnologia na gestão de talento ou o uso de People Analytics nas organizações são tópicos para ver discutidos nesta edição.

Habituada a pensar estes eventos, a CEO da empresa organizadora percebe as tendências do setor antes de lhes dar vida no evento anual. “Reforçar a transparência e envolver as equipas em processos de decisão colaborativa para fomentar a confiança nas lideranças”, “potenciar o bem-estar dos colaboradores e transformar os espaços de trabalho para promover a inovação”, sem esquecer “que os colaboradores exigem das empresas cada vez uma maior responsabilidade social e um maior sentido de missão”, são alguns exemplos.

Sempre com o objetivo de “apontar caminhos e ditar tendências”, a gestão, a performance, a liderança, a carreira, o recrutamento e o bem-estar profissional são outros dos temas a debater no encontro deste ano.

Novidades na edição de 2019

A grande novidade é o acesso premium ao evento, que garante aos participantes o acesso a um almoço de networking com os oradores. A partilha de conhecimento e experiências é um pilar fundamental do evento, que este ano dá a conhecer mais casos práticos, mas em apresentações mais curtas. Numa edição que se quer mais dinâmica e com discussões mais profundas, reduziu-se o número de participantes nos debates e na abordagem das grandes temáticas há sempre pontos de vista contraditórios.

São “dois dias de muita aprendizagem num ecossistema inspirador rodeados de boa energia”, remata Raquel Rebelo.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv