Notícias

Existe um “mismatch” enorme entre a procura e a oferta de emprego, em Portugal

André Ribeiro Pires, chief digital and information officer do Grupo Multipessoal, esteve presente na FIL enquanto orador no Omnichannel Retail Show, um evento dedicado à omnicanalidade e ao setor do retalho onde estiveram em debate as mais recentes tendências do mercado, assim como novas formas de comércio e de atração de consumidores. André Ribeiro Pires interveio no painel “O Papel das Pessoas no Retalho do Futuro – O Impacto das Soft Skills no Retalho”, ao lado de Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão, num debate moderado por João Ferreira.

É do acordo de todos os oradores que, não obstante a evolução tecnológica, as pessoas continuam a ser necessárias no setor do retalho. No entanto, é preciso que se reinventem para este novo paradigma que surge após um ponto de rutura.

André Ribeiro Pires contextualizou a audiência sobre o papel das pessoas no setor do retalho no presente, dando mote para debater o futuro. O CDIO do Grupo Multipessoal acredita que existe um “mismatch” entre a procura e a oferta de emprego, uma vez que neste momento existem muitas vagas por preencher e poucos candidatos. Para além disso, diz também faltar uma proposta de valor para o potencial candidato, uma vez que nas ofertas de emprego se mostra o que se pretende do colaborador, mas não o benefício para o candidato.

Por sua vez, Ana Teresa Penim mostrou acreditar que só os negócios capazes de se focar no cliente terão futuro, dando enfâse à necessidade de valorização da gestão de pessoas e das emoções, até mesmo nos canais online. João Alberto Catalão defendeu que não existirá uma nova revolução industrial, motivada pelos avanços tecnológicos, mas sim uma revolução social.

Foi, ainda, salientada a importância das soft skills, em especial a necessidade da interação humana que aumenta proporcionalmente com o avanço tecnológico. André Ribeiro Pires salientou características como a criatividade, pensamento crítico e flexibilidade cognitiva, que nunca serão substituídas pela máquina.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv