Home
RECEBA A NEWSLETTER
Recomendar a um Amigo
Contactos
Notícias
ICF ‘Ser Empreendedor’ pretende apresentar-se como alternativa ao outplacement

O LEAP, plataforma de desenvolvimento empresarial do The Edge Group, recebe o 'Ser Empreendedor', programa de formação concebido pela Intrinsic, que se apresenta como alternativa ao outplacement e como resposta ao emagrecimento das estruturas empresariais.

"Num total de 59 países analisados, Portugal surge como 9º país com menor Taxa de Atividade Empresarial, de acordo com dados do Global Entrepeneurship Monitor. Apesar disso, Portugal é também o país europeu em que os inquiridos têm mais vontade de ser trabalhadores por conta própria (71%), de acordo com o estudo Eurobarómetro sobre Empreendedorismo da Agência para o Empreendedorismo", salientam Ana Costa Cabral e Vanessa Sequeira, partners da Intrinsic.

O 'Ser Empreendedor' é dirigido a um público que, na iminência da saída da organização para a qual trabalha, equaciona desenvolver um projeto próprio em alternativa a uma reintegração no mercado de trabalho por conta de outrem.

No contexto empresarial, o 'Ser Empreendedor' é dirigido às organizações que não têm como contornar uma dinâmica de despedimentos coletivos. "É uma solução que se traduz no retorno a nível das negociações e compensações obrigatórias por lei, entre entidade empregadora e colaboradores", explicam as partners da Intrinsic. "Por outro lado, as empresas assumem no contexto do programa um papel ativo no processo de apoio aos seus colaboradores, nomeadamente na promoção e desenvolvimento de um novo projeto de vida ao apresentar uma alternativa ao outplacement. O humanizar dos processos de despedimento salvaguarda desta forma, junto do colaborador e do mercado em geral, a ética da organização como valor fundamental".

O programa, cujo piloto foi já desenvolvido pela Intrinsic em parceria com o LEAP, destina-se a empresas e particulares e desenvolve-se ao longo de 2 meses. A componente inovadora do conceito dá especial destaque à perspetiva comportamental na base/essência da formação que inclui sessões em sala semanais e sessões individuais de coaching.

Madalena Botelho de Sousa, diretora do LEAP, sustenta que este programa "representa uma ação de resposta ao drama do desemprego. As organizações têm que encontrar respostas criativas para ajudar o país e o setor privado tem que se envolver cada vez mais na resolução deste problema. O LEAP apoia esta iniciativa da Intrinsic e estará disponível para apoiar outras do género, especialmente empresas com bons conteúdos de formação".

© 2011 Tema Central | Condições de Utilização | webdesign: Design e Forma