5
Opinião online

Ser líder é mais do que decidir, é decidir virtuosamente

No exercício da liderança coabitam: o que pode e não pode ser de determinada maneira e o que só pode ser de uma maneira precisa. O mesmo será dizer que um líder se vê invariavelmente entre duas dimensões, duas maneiras diferentes de aceder à realidade: uma de ordem contingente e outra não contingente, cabendo-lhe, acima de tudo, saber viver nesta dualidade, olhando para as coisas não contingentes sob um ponto de vista científico e, pelo contrário, perante as coisas contingentes, onde impera a variabilidade e a mudança, pôr em prática o cálculo e a deliberação. Sim decidir, escolhendo o meio certo para atingir o fim pretendido, também o certo, preferencialmente.
É nesta escolha de meios e nesta prossecução de fins que se convoca o homem e também o líder a desocultar a verdade. A sua alma é capaz de razão e as suas excelências, teóricas e éticas, são aquilo que lhe permitirá desenvolver este processo de desocultação da melhor maneira possível. Há o homem e a sua alma em atividade, há os caminhos que o levam à excelência e que o afastam dela, há a intuição e a sabedoria prática que lhe assistem (assim o queira, o deixem, o consiga e trabalhe nesse sentido), há uma possibilidade em aberto para ser feliz, há um meio, o melhor possível, para ser feliz, há uma finalidade: a felicidade ou o bem supremo.
O que vale o homem, e o líder que nele coabita, pode ser escrutinado através das virtudes morais e intelectuais postas em prática através de modos de agir excelentes onde a reta razão é orientadora dos desejos, escolhas e deliberações; a atividade do homem bom, e do líder bom, deve ser conformada pelas virtudes morais e intelectuais. Importa esclarecer que estas excelências são formas de viver onde o excesso e o defeito se apresentam como horizontes patológicos, onde o meio se posiciona como local onde repousa toda e excelência (ética e intelectual), onde repousam, igualmente, também as virtudes.

Por: Catarina Barosa, diretora de conteúdos da Tema Central

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Caderno Especial

  • Captura de ecrã 2017-07-04, às 15 Caderno Especial – junho 2017

    No Caderno Especial de junho, para além das habituais novidades do Ensino Superior, publicamos um novo painel sobre Educação, onde colocamos algumas questões a vários players da nossa sociedade, desta vez focadas na urgência das competências digitais nas universidades. A não perder também a entrevista a Francisco Goiana da Silva, líder do Global Shapers Lisbon…

Revista Pessoal

  • CapaPessoal167 Revista Pessoal – maio/junho nº 167

    A Quarta Revolução Industrial – mais conhecida como Indústria 4.0 – marca a atualidade dos mercados laborais de todo o mundo, mas será este processo evolutivo e natural? Esta nova e iminente abordagem, que pretende potenciar as oportunidades proporcionadas pelas tecnologias de informação, comunicação e eletrónica junto das empresas e setor industrial, ganha especial destaque…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv