Opinião online

Poder & Liderança

Quando o cérebro encontra alguma coisa de aleatório, coloca logo um padrão para a regular. Não admira por isso que a nossa vida seja feita de padrões. A gestão e a liderança não fogem à regra e daí a aplicação sistemática dos mais diversos modelos. Mas se não podemos evitar estes padrões, porque fazem parte da nossa natureza, o segredo é percebê-los bem e criar-lhes uma narrativa coerente e com sentido. Se queremos entrar no discurso disruptivo, então temos aqui um enorme espaço experimental. Porquê?
Há vinte anos que Dacher Keltner, professor em Berkeley, estuda o conceito de poder e com ele quer fazer ciência. Encontrou uma primeira surpresa, a nossa cultura do poder ainda está moldada por Maquiavel e bem clara na sua obra O Príncipe, do século XVI. Aqui, a verdadeira essência do poder baseia-se na força, fraude, crueldade e violência estratégica. Teve então de perguntar: O que é o poder? Depois de deitar no cesto de papéis centenas de velhas definições, chegou a uma ideia. O poder é a capacidade de fazer alguma coisa diferente no mundo, influenciando e estimulando os outros. Qualquer coisa que se vai passando de nós para os outros e desses para outros mais. Esta capacidade não era exclusiva de políticos, chefes ou pessoas com estatuto especial. Toda a gente, na sua esfera de ação, tem o poder de ser diferente e de influenciar, porque o poder é-nos dado pelos outros e na medida em que formos capazes de fazer emergir o poder deles. Chegou então ao que designou por “Paradoxo do Poder”, quer dizer, a mesma capacidade e aptidão que nos permite obter o poder é depois racionalizada e diluída na parte má do Ego, passamos a julgar-nos superiores e dispensamos ética e moral. Ganhamos o poder quando usamos o melhor da natureza humana e perdemo-lo com o seu mau uso e privilégios associados. Perdemos a dedicação aos outros. Poder não é a mesma coisa que liderança, mas esta é o bom uso do poder e nisso, parecida com a boa política.
Aqui chegados, entramos na abordagem a um magnífico livro que corre entre nós: Liderança – Para onde vamos a partir daqui?, de Anabela Chastre e Pedro Ramos. É uma forma realista de compromisso entre a liderança forte e a necessidade de uma liderança diferente e disruptiva. O livro é uma viagem maravilhosa e em boa companhia, porque quem fala de liderança é quem a exerce, quem a sente. Encontrei aqui o mesmo espírito que em Keltner, entre o que ele diz do poder e aqui da liderança. Alguns exemplos: “Não és um verdadeiro líder enquanto não formares outro líder que forme outros líderes”. A ideia do estender os elos de uma cadeia de influência. Fala-se de “novos estilos de gestão… autênticos jogos de poder e liderança que combinem estilos… O aparecimento de novas ideias… Que os líderes do futuro desencadearão todo o potencial humano… Que as pessoas terão o papel principal nos processos de mudança… Isso vai ajudar a estimular e desbloquear o talento e o potencial criativo… A liderança no futuro será muito menos baseada num modelo de liderança”.
Há uma curiosidade nos livros de liderança e gestão muito parecida com a prática política. Mostram-nos linhas orientadoras, boas ideias e casos de sucesso. Mas continuam a omitir os erros enquanto fonte de aprendizagem. E lembrei-me disto aqui, porque se trata da simulação de uma viagem de avião, da indústria aeronáutica e esta tem feito toda a sua evolução e inovação com base no estudo exaustivo dos seus erros e acidentes… É um desafio para a cultura de liderança futura…

Por: Jorge Marques

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – JULHO/ AGOSTO N.º 174

    Na economia digital e tecnológica da qual, obrigatoriamente, fazemos parte, e independentemente do tipo de funções e responsabilidades que desempenhamos, as chamadas soft skills – ou competências pessoais – constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação, uma vez que falamos de competências que potenciam…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv