Ordem dos Psicólogos Portugueses

Ordem dos Psicólogos avança com 3.ª edição dos Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis

Em 2015, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) criou os Prémios Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis (HWP), com o objetivo de reconhecer e distinguir as organizações portuguesas com contributos notáveis e inovadores para a segurança, o bem-estar e a saúde (física e psicológica) no local de trabalho. Após o sucesso que esta iniciativa tem alcançado, a OPP lançou recentemente a terceira edição dos HWP que irá contemplar, pela primeira vez, um “Selo” distintivo com três níveis, o que permitirá às empresas que atinjam uma determinada pontuação apresentarem-se como organizações que promovem a melhoria contínua na avaliação e prevenção dos riscos psicossociais junto dos colaboradores.

Na edição de 2017, e num ano em que a saúde mental no trabalho foi o tema do Dia Mundial da Saúde Mental, são apresentadas grandes novidades, dando, desta forma, resposta ao interesse demonstrado pelas mais variadas organizações (Grandes, Médias e Pequenas/Micro):

  • Para além do “Selo” anteriormente referido, as organizações que mais pontuarem na checklist de “Boas Práticas no Local de Trabalho” e que cumpram um conjunto de requisitos, receberão, tal como se verificou nas edições anteriores, um “Prémio” (1.º, 2.º ou 3.º lugar) – para mais informações sobre o “Selo” e o “Prémio”, consulte o regulamento;
  • A criação de uma Comissão de Honra constituída por diversos deputados e presidentes, diretores e secretários-gerais das mais variadas organizações privadas e públicas, como o Conselho Económico e Social, a Direção-Geral da Saúde, IEFP, CIP, CGTP, CCP, entre outras.

Refira-se também que no caso de existirem candidaturas que, pelos seus projetos no âmbito do envelhecimento ativo e saudável, justifiquem um reconhecimento especial, o júri poderá decidir atribuir uma “menção honrosa” a essa organização.

Importa sublinhar que esta iniciativa tem vindo a merecer a maior atenção por parte dos principais órgãos de comunicação social, tanto a nível nacional, como regional, assim como por diversos meios da área dos Recursos Humanos. Relativamente às candidaturas, estão abertas até dia 31 de dezembro de 2017 e a entrega dos prémios irá decorrer durante o primeiro trimestre de 2018 – para mais informações e para candidatar a sua organização, consulte o site www.healthyworkplaces.pt.

Por último, refira-se que a campanha Healthy Workplaces segue em parceria com a EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho) e ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), contando com o apoio da DGS (Direção-Geral de Saúde), IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), AEP (Associação Empresarial de Portugal), CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal), CIP (Confederação Empresarial de Portugal), UGT (União Geral de Trabalhadores), CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal), CTP (Confederação do Turismo Português), o Alto Patrocínio do Exmo. Sr. Ministro da Saúde, Dr. Adalberto Campos Fernandes, e o Alto Patrocínio do Exmo. Sr. Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Dr. José António Vieira da Silva.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – MAIO/JUNHO N.º 173

    A edição de maio/junho da revista Pessoal aponta o foco para o tema da atualidade: Privacidade, Proteção de Dados e Cibersegurança. Todos os dias surgem novas ameaças online cujo objetivo principal consiste no roubo ou usurpação de dados de empresas ou simplesmente afetar a sua atividade normal. Os criminosos informáticos são cada vez mais criativos…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv