Capa 158
Revista Pessoal

REVISTA PESSOAL – MAIO Nº 158

LEIA AQUI

Como se gerem pessoas em contextos de guerra, em contextos em que se verificam discriminações de caráter religioso ou de exclusão social? Como respondem os DRH a situações limite? Como lidam, por ex., com a inserção de refugiados ou de jovens migrantes no mundo do trabalho?
A estas e outras questões, o especial sobre Gerir Pessoas em Contextos Difíceis procurará dar respostas, através de contributos variados como o de André Costa Jorge, diretor-geral do Serviço Jesuíta aos Refugiados, o de Esther Rajchenbach, Head of HR, na Jonhson&Jonhson de Israel, ou o de representantes do Conselho Português para os Refugiados.
Destaque também para a nova secção Pessoas em Trânsito, que conta, em primeira mão, as novas caras das empresas e as principais movimentações dos profissionais da área.
Oportunidade também para ler a segunda parte da entrevista a Mário Ceitil, novo presidente da APG, na qual são abordados temas como o da gestão global de pessoas, o do futuro da área, e o das tendências (económicas, sociais e tecnológicas) – e como poderão estas impactar o mundo RH nos próximos 5-10 anos, na Europa. A APG, assegura Mário Ceitil, “é a instituição melhor apetrechada (…) para se posicionar como a grande força aglutinadora de todas as pessoas e organizações que têm a gestão das pessoas como centro e como foco”.
Segue-se a apresentação do estudo Work Life Design – Uma nova abordagem ao mundo do trabalho, da Kelly Services. Para atrair e reter os melhores, revela o estudo, é necessário que as organizações ofereçam mais do que os tradicionais incentivos (de que são exemplos salários competitivos ou planos de carreira lineares).
A sessão de reconhecimento ao saber feito em Portugal em palcos europeus, no âmbito do projeto LLL-Hub, foi promovida pela APG, no passado dia 15 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian. A Pessoal deixa-lhe as principais conclusões.
Segue-se o especial sobre Contact Centers, área que, em Portugal, atravessa uma fase de afirmação sem precedentes.
Fátima Fonseca, diretora Municipal de Recursos Humanos, fala da inovação na gestão das pessoas no setor público, através dos processos que têm sido aplicados na gestão da Câmara Municipal de Lisboa.
Espaço ainda para as entrevistas a Gonçalo Uva, ex-jogador de rugby e atual project manager da B2RUN Portugal, que fala sobre o sucesso internacional de uma corrida com mais de 10 anos, agora transposta para o contexto corporate nacional, e a Paulo Barreto, diretor de Recursos Humanos do Grupo Luz Saúde, no âmbito da rubrica Kelly Connecting Knowledge.
As viagens levam-nos, desta feita, ao Japão, o “país do sol nascente”.
Estes e muitos outros conteúdos na revista RH da sua preferência.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Caderno Especial

  • Captura de ecrã 2017-07-04, às 15 Caderno Especial – junho 2017

    No Caderno Especial de junho, para além das habituais novidades do Ensino Superior, publicamos um novo painel sobre Educação, onde colocamos algumas questões a vários players da nossa sociedade, desta vez focadas na urgência das competências digitais nas universidades. A não perder também a entrevista a Francisco Goiana da Silva, líder do Global Shapers Lisbon…

Revista Pessoal

  • CapaPessoal167 Revista Pessoal – maio/junho nº 167

    A Quarta Revolução Industrial – mais conhecida como Indústria 4.0 – marca a atualidade dos mercados laborais de todo o mundo, mas será este processo evolutivo e natural? Esta nova e iminente abordagem, que pretende potenciar as oportunidades proporcionadas pelas tecnologias de informação, comunicação e eletrónica junto das empresas e setor industrial, ganha especial destaque…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv