160
Revista Pessoal

REVISTA PESSOAL – JULHO/AGOSTO Nº 160

LEIA AQUI

Em véspera da realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, debruça-se sobre a realidade empresarial, nomeadamente o modo como “as organizações importam cada vez mais os valores do desporto e os aspetos específicos associados à preparação de atletas e equipas de alto rendimento, mimetizando práticas, incorporando quadros de referência e aspirando ao mais alto desempenho e produtividade”.
Os gestores estão também cada vez mais cientes da correlação direta entre a saúde mental e a saúde física, e da dependência que existe entre ambas.
 No especial do mês sobre Corporate Wellness, abordamos a realidade portuguesa: estarão as empresas a investir no trabalho como fonte de bem-estar? Que comportamentos “saudáveis” estão a ser adotados? Quais serão os melhores programas Wellness? Que vantagens obtêm as empresas que apostam num paradigma salutogénico? E o que reserva o futuro?
Seis anos volvidos, desde a primeira edição dos Melhores Fornecedores RH, João d’Orey, diretor executivo da iniciativa, faz, em entrevista, um balanço deste já longo trajeto, e explica a importância de continuar a identificar e a divulgar os melhores fornecedores da área.
O especial sobre Trabalho Temporário conta com a introdução de Vitalino Canas, provedor da Ética Empresarial e do Trabalhador Temporário (APESPE RH) e com os contributos de várias empresas do setor. São discutidas as vantagens e desvantagens associadas à contratação temporária de trabalhadores e a necessidade de abolir alguns preconceitos que continuam a persistir na sociedade relativos ao tema.
Mendo Castro Henriques, professor da Universidade Católica Portuguesa, aborda, em artigo, a gestão segundo Peter Drucker – autor que apelida de “ecologista social”. Nos tempos que correm, urge, cada vez mais, aprofundar as dimensões humanísticas e morais da gestão, convocando-as à prática: “A gestão exige experiência prática: é o ser humano que deve ser o princípio orientador 
de cada gestor. É por isso que a gestão tem uma missão inerente
de agir como força moral: trazer os valores ao comportamento humano e trazê-los
 para os propósitos das empresas”.
Na rubrica Kelly Connecting Kowledge, apresentamos-lhe um gestor que se diz genuinamente preocupado com as suas pessoas. No âmbito do megaevento Best of Belron, realizado na MEO Arena em Lisboa, Jorge Muñoz Cardoso, diretor-geral da Carglass Portugal, cessou a atividade da empresa por dois dias, para que os seus colaboradores sentissem, in loco, a força da marca que representam.
Charles Jennings, um dos maiores especialistas do mundo na construção e implementação de estratégias de aprendizagem 70:20:10, escreve um artigo sobre “a mudança de paradigma na formação”. No dia 29 de setembro, irá abordar este e outros temas no Business Transformation Summit, organizado pela Cegoc, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
A viagem deste mês leva-nos a África, mais precisamente à Tanzânia, terra que, através do Kilimanjaro, influenciou um dos momentos mais inspirados da prosa de Ernest Hemingway.
Já sabe… A não perder!

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Caderno Especial

  • Captura de ecrã 2017-07-04, às 15 Caderno Especial – junho 2017

    No Caderno Especial de junho, para além das habituais novidades do Ensino Superior, publicamos um novo painel sobre Educação, onde colocamos algumas questões a vários players da nossa sociedade, desta vez focadas na urgência das competências digitais nas universidades. A não perder também a entrevista a Francisco Goiana da Silva, líder do Global Shapers Lisbon…

Revista Pessoal

  • CapaPessoal167 Revista Pessoal – maio/junho nº 167

    A Quarta Revolução Industrial – mais conhecida como Indústria 4.0 – marca a atualidade dos mercados laborais de todo o mundo, mas será este processo evolutivo e natural? Esta nova e iminente abordagem, que pretende potenciar as oportunidades proporcionadas pelas tecnologias de informação, comunicação e eletrónica junto das empresas e setor industrial, ganha especial destaque…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv