capa-161
Revista Pessoal

REVISTA PESSOAL – SETEMBRO Nº 161

LEIA AQUI

A edição de rentrée da Pessoal tem, na Formação, um dos seus grandes temas. O sucesso, a sustentabilidade e o desenvolvimento estrutural das empresas está, mais do que nunca, sujeito à capacidade que estas revelam de definir uma visão, um caminho estratégico e uma gestão integrada de todos os recursos, simultaneamente condutora e consonante com os objetivos traçados. A aposta na formação deve, por isso, conservar-se atual e inovadora, centrada no reforço de conhecimentos práticos que estimulem a performance organizacional. Neste âmbito, Nuno Queiroz de Andrade, presidente da Associação Profissional de Formadores, assina um artigo sobre o futuro da formação e dos formadores.
Também Gonçalo Xufre, presidente do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), expõe, dentro do mesmo dossier, algumas ideias sobre a qualificação de adultos, aludindo às principais novidades e à necessidade de empreender um investimento contínuo na aprendizagem ao longo da vida.
Patrícia Jardim da Palma, professora do ISCSP da UL e coordenadora da pós-graduação em GRH, introduz o especial sobre Recrutamento e Seleção, num artigo que define a atração de talento como uma prioridade cada vez mais premente para as empresas que se queiram manter competitivas. O futuro do recrutamento, os dilemas inerentes à captação de talento, e a necessidade de conciliar a pessoa e a função, são alguns dos outros temas aprofundados.
Promovido pela Stanton Chase, o HR Survey 2016 procurou apurar, junto dos gestores de equipas de Recursos Humanos do mercado português, quais os principais desafios que enfrentam, as previsões de evolução, e as áreas que geram mais preocupação e que requerem intervenção. A exposição das conclusões do estudo, cabe a José Bancaleiro, que denota, por exemplo, um certo otimismo da classe, relativamente à evolução dos negócios das suas empresas nos próximos dois anos.
Também merece destaque o 49.º Encontro Nacional da APG, sob o tema A Gestão das Pessoas num Mundo Digital. Se é verdade que o futuro exige uma mudança na educação, formação e processos de trabalho, urge, mais do que nunca, repensar os paradigmas, para que os novos desafios possam transformar-se em novas oportunidades.
Espaço ainda para entender como podem os jogos melhorar a aprendizagem, e como devem os trabalhadores de uma empresa ser encarados como uma sua marca.
Estes e outros assuntos, na Pessoal deste mês, uma leitura obrigatória, que o mantém a par das principais novidades do mundo RH.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

  • Captura de ecrã 2017-10-11, às 01.21.50 Aprender Magazine – Diretório de Empresas de Formação

    Considerando que o mundo profissional está, hoje em dia, em constante mudança, é fundamental que os recém-diplomados e profissionais de todos os setores desenvolvam continuamente as suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Num mundo global fortemente concorrencial…

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal Revista Pessoal – setembro/outubro nº 169

    Na edição mais recente da revista Pessoal damos destaque ao 50.º Encontro Nacional da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, que se realiza já no próximo dia 16 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. “Back to People: A Rutura de Paradigmas na Gestão das Pessoas” é o tema central do evento que ganha especial…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv