CapaPessoal167
Revista Pessoal

Revista Pessoal – maio/junho nº 167

LEIA AQUI

A Quarta Revolução Industrial – mais conhecida como Indústria 4.0 – marca a atualidade dos mercados laborais de todo o mundo, mas será este processo evolutivo e natural? Esta nova e iminente abordagem, que pretende potenciar as oportunidades proporcionadas pelas tecnologias de informação, comunicação e eletrónica junto das empresas e setor industrial, ganha especial destaque na mais recente edição da revista Pessoal.
Como consequência da revolução digital que presenciamos nos diferentes setores do nosso quotidiano, a ALV – Aprendizagem ao Longo da Vida marca também a atualidade do mundo RH ao apresentar-se como “a chave para uma resposta bem-sucedida da sociedade à disrupção potencialmente causada pela digitalização no local de trabalho e na sociedade em geral”.
Ainda na secção de atualidade desta edição, destaque para o Relatório Global sobre os Salários 2016/17 da Organização Internacional do Trabalho.
Tendo como foco a 13.ª edição da Conferência Internacional da APCC – Associação Portuguesa de Contact Centers, que se realizou no passado dia 16 de maio, dedicámos um dos dossiers especiais à temática que mais gera debate, atualmente, no setor: “Robôs ou Humanos? Ou ambos?”.
Num segundo dossier, centrado nas universidades e escolas de negócio, analisamos o papel da formação avançada na Indústria 4.0 e tentamos perceber de que forma é possível aliar a concretização dos objetivos do negócio à motivação e valorização do desempenho dos colaboradores, desenvolvendo, ao mesmo tempo, o potencial e talento de cada um.
Com o desenvolvimento da tecnologia digital e da robotização, e a consequente evolução do mundo do trabalho, novos desafios são colocados diariamente às empresas e respetivos colaboradores no que toca à Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. No terceiro dossier especial desta edição abordamos a urgência atual e o imperativo civilizacional que é ter colaboradores “num estado de bem-estar físico, mental e social, e não somente de ausência de doença e enfermidade”.
A propósito do 15.º aniversário da Dave Morgan, estivemos à conversa com Jaime Ferreira da Silva e Samuel Antunes, managing partners da empresa de consultoria, que afirmam distinguir-se pelo rigor científico das metodologias, a precisão dos instrumentos de avaliação e a eficácia dos resultados produzidos.
O maior circuito de corridas corporate do mundo volta a ter passagem por Portugal, agora com duas edições: Lisboa e Porto. Em entrevista à Pessoal, Lourenço Menezes, sports director da Case Imagine, explica o fenómeno da B2Run em Portugal e revela algumas das novidades que podemos esperar desta segunda edição.
Houve tempo ainda para viajarmos de comboio pela multiculturalidade canadiana.
Tudo isto (e muito mais) na sua Pessoal de maio/junho!

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

  • Captura de ecrã 2017-10-11, às 01.21.50 Aprender Magazine – Diretório de Empresas de Formação

    Considerando que o mundo profissional está, hoje em dia, em constante mudança, é fundamental que os recém-diplomados e profissionais de todos os setores desenvolvam continuamente as suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Num mundo global fortemente concorrencial…

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal Revista Pessoal – setembro/outubro nº 169

    Na edição mais recente da revista Pessoal damos destaque ao 50.º Encontro Nacional da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, que se realiza já no próximo dia 16 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. “Back to People: A Rutura de Paradigmas na Gestão das Pessoas” é o tema central do evento que ganha especial…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv