Capa Pessoal
Revista Pessoal

Revista Pessoal – julho/agosto nº 168

LEIA AQUI

Na edição de julho/agosto da revista Pessoal, três temáticas ocupam o cerne do debate.
No dossier dedicado à temática Wellness, analisamos a evolução do trabalho, que passou de uma base predominantemente de força física para a ação mental, exercida à secretária, ao volante ou na consola de uma máquina, e de que forma essa alteração despoletou um estilo de vida pouco saudável com reduzido ou nulo exercício físico, estabelecendo uma ligação direta com o surgimento, nas empresas, do conceito Corporate Wellness ou “bem-estar no trabalho”, que tem vindo a ganhar visibilidade pelo impacto positivo que se verifica na produtividade e desenvolvimento, tanto individual como organizacional.
Tendo como ponto de partida o mundo atual, globalizado e altamente volátil, que obriga, constantemente, as organizações a adquirirem novos produtos e novas pessoas ao momento, abordamos o Trabalho Temporário como garantia de flexibilidade e, consequentemente, competitividade que as empresas almejam, ao mesmo tempo que permite aos trabalhadores o acesso ao emprego, mesmo em alturas em que este escasseia, criando oportunidades para adquirirem experiência ou desenvolverem capacidades atrativas para os empregadores.
No que diz respeito às Tecnologias da Informação, o mundo dos negócios está a passar por uma profunda transformação, sendo obrigado a reinventar-se quase diariamente para conseguir dar resposta aos muitos requisitos e desafios que vão constantemente surgindo. No seio das organizações, esta transformação sente-se, com especial evidência, nos departamentos de Recursos Humanos, que tentam adaptar a forma como gerem os colaboradores das suas empresas, desde a atração até à retenção de talentos, aos novos paradigmas da revolução digital.
Especial destaque para o excerto do livro Victory Through Organization, de Dave Ulrich, que descreve as competências essenciais para os profissionais de RH e que serviu de mote para um painel de debate sobre a temática com vários DRH’s e CEO’s.
A não perder também os artigos do Observatório Nacional de Recursos Humanos, que assinala, este ano, o seu 15.º aniversário, e da Carta Portuguesa para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia que tem por objetivo desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade nas organizações, bem como a reportagem sobre o GEPE – Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego, promovido pelo Instituto Padre António Vieira com o propósito de tentar ajudar a colmatar a situação do desemprego em Portugal.
Nas entrevistas, estivemos à conversa com Raquel Rebelo, CEO do Grupo IFE, sobre a 4.ª edição do Porto RH Meeting, que a Alfândega do Porto recebe nos dias 23 e 24 de novembro; com José Rui Meneses e Castro, um dos sócios fundadores da MAP Engenharia, uma empresa portuguesa, fundada em 2013, especializada na construção e gestão de projetos; e ainda com Tiago Brandão, diretor de Pessoas da Unicer, acerca da celebração dos 90 anos da marca Super Bock e da importância da gestão de Recursos Humanos numa organização com este legado no tempo.
A viagem desta edição leva-nos até África, mais precisamente à Namíbia, uma terra surpreendente e enfeitiçante.
Motivos não lhe faltam para procurar nas bancas pela sua Pessoal de julho/agosto!

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

  • Captura de ecrã 2017-10-11, às 01.21.50 Aprender Magazine – Diretório de Empresas de Formação

    Considerando que o mundo profissional está, hoje em dia, em constante mudança, é fundamental que os recém-diplomados e profissionais de todos os setores desenvolvam continuamente as suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Num mundo global fortemente concorrencial…

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal Revista Pessoal – julho/agosto nº 168

    LEIA AQUI Na edição de julho/agosto da revista Pessoal, três temáticas ocupam o cerne do debate. No dossier dedicado à temática Wellness, analisamos a evolução do trabalho, que passou de uma base predominantemente de força física para a ação mental, exercida à secretária, ao volante ou na consola de uma máquina, e de que forma essa…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv