Capa Pessoal
Revista Pessoal

Revista Pessoal – setembro/outubro nº 169

Na edição mais recente da revista Pessoal damos destaque ao 50.º Encontro Nacional da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, que se realiza já no próximo dia 16 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. “Back to People: A Rutura de Paradigmas na Gestão das Pessoas” é o tema central do evento que ganha especial enfoque na Pessoal de setembro/outubro, onde abordamos questões emergentes como a robótica e a inteligência artificial, a neurociência, as novas formas de relacionamento com o trabalho, e as novas competências tecnológicas.
Destaque também para os dois dossiers especiais. No primeiro, dedicado à temática Recrutamento e Seleção, colocamos a tónica na questão “Como conseguir o “match” perfeito?”. Enquanto responsável pela atração e contratação de novos colaboradores, de acordo com as competências técnicas e comportamentais exigidas para as oportunidades profissionais em aberto, a área de Recrutamento e Seleção é de extrema importância para as empresas. Vivemos na era do capital humano e os bons líderes sabem que o sucesso dos negócios depende diretamente da qualidade das pessoas, daí que a escolha do candidato certo para a função certa seja fulcral, pois no mercado competitivo de hoje, em que tudo acontece a um ritmo alucinante, não há margem para erros.
Por sua vez, no dossier sobre Outsourcing, refletimos sobre o impulso da Transformação Digital. Investir em serviços de outsourcing traz inúmeras vantagens às empresas no que diz respeito à redução de custos e à flexibilização das operações. Este é um setor que está em franco crescimento em Portugal, graças à, cada vez mais recorrente, decisão estratégica de empresas que escolhem focar a sua operação no que consideram ser o essencial do seu negócio, o denominado core business. Outro fator, em grande parte responsável, é a evolução global do mercado das tecnologias de informação, que acompanha a linha de crescimento do mercado de outsourcing, tanto em Portugal, como no resto do mundo. Com um mercado cada vez mais globalizado e digital, os desafios em relação aos tempos de resposta, dos custos e da qualidade tornam-se cada vez mais complexos de gerir. Nesse sentido, a evolução tecnológica condicionará o futuro do outsourcing.
Nesta edição da Pessoal, o painel de debate sobre o livro Victory Through Organization, de Dave Ulrich, foca-se na evolução da profissão de RH: “Terão os profissionais de RH melhorado as suas competências ao longo dos últimos 30 anos?”. Esta é uma questão importante, uma vez que ouvimos com frequência lamentações sobre a incompetência dos profissionais de RH. Mais ainda, os profissionais de RH tendem a ser extremamente autocríticos e obsessivos consigo próprios.
Nas entrevistas, estivemos à conversa com Ana Vieira Simões, HR country manager da Schneider Electric Portugal, na rubrica Kelly Connecting Knowledge; com Paulo Cardoso, sócio da Capital MC, uma empresa de produção publicitária que é um verdadeiro caso de sucesso no setor da impressão digital em Portugal; e ainda com Hugo Ferreira, produtor executivo da Didaskalia, uma companhia totalmente especializada em teatro para empresas e organizações, cujo objetivo é inspirar, motivar e desenvolver as pessoas e as equipas.
Destaque ainda para a viagem do mês que nos leva até aos vales exuberantes de Santa Ynez Valley, na Califórnia, nos Estados Unidos da América.
Tudo isto e muito mais na sua Pessoal de setembro/outubro!

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

  • Captura de ecrã 2017-10-11, às 01.21.50 Aprender Magazine – Diretório de Empresas de Formação

    Considerando que o mundo profissional está, hoje em dia, em constante mudança, é fundamental que os recém-diplomados e profissionais de todos os setores desenvolvam continuamente as suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Num mundo global fortemente concorrencial…

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal Revista Pessoal – setembro/outubro nº 169

    Na edição mais recente da revista Pessoal damos destaque ao 50.º Encontro Nacional da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, que se realiza já no próximo dia 16 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. “Back to People: A Rutura de Paradigmas na Gestão das Pessoas” é o tema central do evento que ganha especial…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv