Capa Pessoal_RHonline
Revista Pessoal

REVISTA PESSOAL – JANEIRO/FEVEREIRO Nº 171

Na primeira edição de 2018 da revista Pessoal apontamos o foco para a temática da Consultoria com o intuito de descobrir por que razões dão os líderes, cada vez mais, poder de decisão aos seus colaboradores. Na opinião de João Paulo Feijoo, consultor, coach e docente, “a liderança é, sem dúvida, uma das variáveis do comportamento organizacional mais interpeladas pelas grandes transformações que nas últimas décadas têm caracterizado a transição para a era pós-industrial e semeado disrupção no funcionamento das organizações”. Segundo o autor, vivemos no “tempo do followership”, onde assistimos a uma “mudança do próprio paradigma de liderança, que já não pode ser entendida como uma relação de influência intersubjetiva, bilateral e assimétrica”. Face a esta nova realidade, muitas empresas defendem já uma maior autonomia dos seus trabalhadores, que passam a ter capacidade de tomar decisões perante situações imprevistas ou ambíguas.
Ainda com o foco nas lideranças, no especial dedicado aos Fringe Benefits, colocamos uma questão a que muitos líderes ainda não conseguem dar resposta: “Sabe como motivar os seus colaboradores?”. Os Benefícios Extrassalariais têm vindo a assumir um papel cada vez mais significativo no seio empresarial quando se trata de atrair e reter talentos. Ao longo dos anos, a atribuição destes benefícios tem abrangido todos os colaboradores de igual forma, mas perante a situação atual do mercado de trabalho – com gerações de profissionais tão distintas a trabalhar na mesma empresa, ao mesmo tempo – é preciso desconstruir o conceito “one size fits all” e procurar novas formas de motivar cada indivíduo de forma customizada.
Por sua vez, no admirável mundo novo das Tecnologias da Informação, somos cada vez mais dependentes do digital, em todas as esferas do nosso quotidiano, o que nos obriga a uma crescente exigência de competências digitais para o exercício das diferentes atividades diárias, sejam elas pessoais ou profissionais. Nesse sentido, a Comissão Europeia anunciou um plano de ação para a Educação Digital que visa contribuir para ajudar os cidadãos europeus, as instituições de ensino e os sistemas educativos a melhor se adaptarem à vida e ao trabalho em sociedades cada vez mais digitas. Por cá, a Iniciativa Portugal INCoDe.2030 pretende estimular e garantir o desenvolvimento de competências para ajudar a preparar as novas gerações para o futuro, apostando em novos conhecimentos e na capacidade de criar novos empregos, incentivando, desta forma, a capacidade empreendedora dos mais jovens.
Na “Atualidade”, especial destaque para a MERIT Summit 2018, que decorreu em Lisboa, nos dias 17 e 18 de janeiro, e reuniu 283 diretores de Recursos Humanos e da área da Educação, vindos de 22 países, em representação de cem empresas e de 35 escolas de negócio, com o objetivo de desenvolver estratégias para uma aprendizagem sustentável e para a modernização da força de trabalho a nível global.
Nas entrevistas, estivemos à conversa com Diogo Fonseca e Silva, diretor-geral de operações do Grupo Altis, sobre o plano de formação para todos os colaboradores – chefias e direções incluídas – que o Grupo apresentou para este ano; com Helena Silva, RH e assessora jurídica do Grupo Bernardo da Costa, uma empresa conhecida por oferecer vários benefícios “fora da caixa” aos colaboradores; e ainda com Fábio Pina da Aubay Portugal, que exerce uma função que será, para muitos, apenas o vislumbre de um sonho empresarial: Happiness manager.
Finalmente, a primeira viagem de 2018 leva-nos até à majestosa e intocada natureza do Wyoming, o indomável espírito do Oeste norte-americano.
Como já percebeu, motivos não lhe faltam para procurar nas bancas pela sua Pessoal de janeiro/fevereiro!

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal_RHonline REVISTA PESSOAL – JANEIRO/FEVEREIRO Nº 171

    Na primeira edição de 2018 da revista Pessoal apontamos o foco para a temática da Consultoria com o intuito de descobrir por que razões dão os líderes, cada vez mais, poder de decisão aos seus colaboradores. Na opinião de João Paulo Feijoo, consultor, coach e docente, “a liderança é, sem dúvida, uma das variáveis do comportamento organizacional…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv