Responsabilidade Social e Ambiental, Sodexo

As empresas e a pegada de carbono

A nossa pegada ambiental está a pressionar o planeta e os recursos disponíveis. Como podemos torná-la menos impactante? Como podem as empresas e os colaboradores beneficiar de uma redução da pegada de carbono? E como podem as equipas serem motivadas para participar nessa redução? Fomos procurar algumas respostas.

Atualmente, podem não restar muitos processos de win-win nas empresas, mas ajudar os colaboradores a proteger o meio ambiente e reduzir os encargos pode e deve ser um deles. Com efeito, os temas relacionados com o ambiente e a sustentabilidade estão na ordem do dia e a responsabilidade corporativa nesta matéria é um pilar importante da discussão que lhe está associada.

Traçar paralelismos entre estes dois aspetos faz sentido institucional e comercial, por vários motivos. Envolver as equipas no esforço de redução da energia, água e resíduos pode economizar até 26% nos encargos gerais, de acordo com a Carbon Trust¹ no Reino Unido. Estes resultados estão em linha com os estudos levados a cabo pelo especialista americano Andrew Savitz, que relacionam a capacidade de atração das empresas e o maior envolvimento dos colaboradores com a aposta na sustentabilidade².

Maior envolvimento dos funcionários
No entanto, os benefícios de se ser mais sustentável ultrapassam o mero controlo de custos e o reflexo na pegada de carbono. Para as Pequenas e Médias Empresas, a Carbon Trust concluiu que dar aos colaboradores a oportunidade de participar em atividades que contribuem para a sociedade e para o meio ambiente criam um maior espírito de equipa e condições para maiores níveis de envolvimento e produtividade.

Como podem as empresas criar essas oportunidades?
A forma mais simples passa por desenvolver um programa que recompense os colaboradores em função das economias geradas, seja no trabalho ou em casa. Promover a utilização de transportes públicos ou criar condições nos edifícios e nos escritórios para as alternativas ecológicas, como a utilização de bicicletas, são soluções com fortes resultados nas emissões de CO2.

Ideias criativas como tornar o tema da sustentabilidade num jogo também pode ser uma excelente forma de envolvimento. Nos Estados Unidos, a Lockheed Martin criou o jogo “Carbon Footprint Reduction”, onde os colaboradores obtêm pontos pela instalação de lâmpadas de energia eficiente em casa, por aprender a configurar um termostato de aquecimento central da forma mais eficiente ou ainda por assistirem a vídeos educativos sobre como economizar energia³. As iniciativas relacionadas com jogos são geralmente recebidas com entusiasmo e os pontos alcançados podem ser convertidos em benefícios a atribuir pela empresa, potenciando a participação de todos.

A sustentabilidade pode ser divertida
A divisão de Benefícios & Incentivos da Sodexo está focada em desempenhar um papel importante nesta área, quer através da sensibilização interna, quer ajudando os seus clientes a envolver os seus colaboradores. A iniciativa “Transborde Atitudes”, implementada no Brasil com vista a economizar água e eletricidade, é apenas um exemplo desta política em ação. No edifício sede da Sodexo foram instalados medidores de consumo de água em cada piso para criar uma competição saudável: os colaboradores dos pisos com menor consumo são recompensados através de vouchers via Sodexo Premium Pass. Ainda no edifício sede, as águas residuais foram reguladas, enquanto a iluminação e o uso do elevador foram reduzidos durante a noite e fim de semana. O teste piloto em três meses levou a uma redução de 11% na água, 29% em energia e a eliminação de 40 mil garrafas de plástico.

“As nossas iniciativas são testadas primeiro junto das nossas próprias equipas, o que nos permite avaliar os resultados e preparar casos de sucesso para demonstrar aos clientes”, explica Luciana Aoki, Responsável de Comunicação. “Temos uma crise da água no Brasil e queríamos comprovar que temos formas de encorajar as pessoas a serem mais sustentáveis. É preciso tempo para mudar os comportamentos, mas o jogo entre os diferentes pisos do edifício sede tornou-se divertido e realmente acabou por acelerar os resultados. Outra das ações chave foi substituir a água engarrafada por filtros de água, economizando  três mil euros por mês”.

Muitas oportunidades
Outros programas incluem a iniciativa “Restaurante Responsável” na Tunísia, através da qual os óleos de cozinha e os resíduos de plástico são agora recolhidos por 800 restaurantes parceiros da Sodexo. Na Bélgica, o Sodexo Eco-Pass® permite que os utilizadores de cartões Sodexo adquiram bens de consumo de baixa energia. A variedade das ações sublinha um facto importante: existem muitas oportunidades para mudar a pegada de carbono de uma empresa. A solução passa por motivar as pessoas a fazerem parte dessa mudança.

_______________

¹ https://www.carbontrust.com/resources/tools/empower/

² https://www.greenbiz.com/blog/2014/02/17/state-green-business-employee-engagement-becomes-strategic

³ https://www.greenbiz.com/article/gamification-whats-your-next-move

 

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv