Formação & Desenvolvimento, Sem categoria

A mudança do papel do contabilista na era digital

Com a integração das novas tecnologias nos processos empresariais, muitos perfis laborais estão a evoluir para se adaptarem à nova era digital – os contabilistas não são exceção. As empresas exigem cada vez mais dos seus contabilistas. A estratégia de negócio, os projetos de expansão e a análise das tendências da indústria são as áreas onde se espera que os contabilistas contribuam com seu conhecimento e experiência.

O relatório da Sage, intitulado de “Practice of Now 2018”, revelou que 83% dos clientes exige mais dos contabilistas agora do que há cinco anos, enquanto 42% espera que os seus contabilistas ofereçam insights para a estratégia empresarial e de consultoria.

Jennifer Warawa, EVP para Parceiros, Contabilistas e Alianças na Sage, levanta algumas questões: Esta será sem dúvida uma perspetiva intimidante para alguns e empolgante para outros. Então, como podem os contabilistas acompanhar o ritmo da mudança e tornarem-se realmente valiosos para os seus clientes?

Será que o futuro da contabilidade reside na inovação tecnológica e no aumento da produtividade, mas também na capacidade de oferecer aconselhamento e consultoria, além das suas responsabilidades tradicionais?

Tendo em conta este contexto, a Sage elaborou um conjunto de recomendações para ajudar a evolução deste perfil laboral tão importante nas empresas:

  1. Ir para além dos livros de contas

Com todo o conhecimento que possuem dos lucros, perdas e despesas operacionais das empresas, os contabilistas têm uma visão real do negócio e podem analisar com clareza quais as estratégias de crescimento que estão ou não a resultar. Embora esta vantagem estratégica seja muitas vezes pouco reconhecida e desconsiderada dentro das empresas onde trabalham, os contabilistas podem ser uma excelente fonte de informação e conhecimento.

Atualmente esta profissão ganhou maior relevância dentro das empresas e é-lhes pedido que utilizem os números para ajudarem a apoiar novas estratégias e mudanças na direção empresarial – como a possibilidade de entrar em novos mercados, calcular risco versus benefício de lançar novos produtos e serviços, e determinar quais as parcelas da empresa que requerem investimento são novas áreas de responsabilidade agora associadas aos contabilistas.

  1. Reorganize os processos de negócio atuais para garantir o sucesso futuro

Um contabilista com uma pequena ou média empresa cujas contas dos clientes funcionam perfeitamente, pode aproveitar inúmeras oportunidades para melhorar e impulsionar o seu valor e o dos clientes tirando proveito da inovação tecnológica.

Uma utilização mais abrangente dos serviços cloud pode melhorar radicalmente os processos e impulsionar a eficiência. À medida que o trabalho remoto se torna numa prática comum, a contabilidade na cloud permite aos colaboradores trabalharem com mais facilidade e sem problemas, independentemente da sua localização. É também possível aceder aos relatórios através de dispositivos móveis e fazer atualizações imediatas às quais os colegas no escritório podem responder imediatamente. Além disso, a utilização de uma base de dados central e única irá evitar a duplicação, que permite uma colaboração contínua que reduz o tempo gasto a resolver problemas, aumentando assim a produtividade.

  1. Contabilidade aumentada e inteligente

Muitos contabilistas já alteraram significativamente a forma como abordam o seu trabalho ou como respondem aos seus clientes, mas a dúvida que se mantém é “qual o próximo passo?” A tecnologia com machine learning ou capacidades inteligentes pode ser a resposta. Graças à utilização da automação e da capacidade de trabalhar em qualquer lugar e a qualquer momento, cerca de 66% dos contabilistas diz que investiria na inteligência artificial.

Numa primeira instância, pode ser necessária a aprendizagem de novas competências para os contabilistas e as suas firmas, sobretudo porque apenas 39% dos contabilistas se descreve como early-adopters. No entanto, com os olhos no futuro, estes gastos de dinheiro e tempo podem trazer resultados muito valiosos.

Os contabilistas qualificados com base na tecnologia mais inovadora, estarão melhor preparados para mudar de um mundo onde analisam livros de contas e preenchem formulários para um que oferece a possibilidade de ajudar a impulsionar o futuro do negócio.

  1. Esteja preparado para a mudança

No mundo empresarial a contabilidade está a mudar rapidamente – e é uma realidade totalmente diferente de há 10 anos. Para alguns, a evolução é rápida e para outros é uma transição gradual. Mas, independentemente do ritmo em que acontece, a mudança é uma oportunidade, e as empresas irão alcançar certamente mais valor através dos seus contabilistas se os virem menos como administradores financeiros e mais como consultores com experiência especializada e conhecimentos estratégicos e operacionais sólidos. Os contabilistas e as empresas que estiverem dispostos a adotar esta mudança estarão na vanguarda da liderança empresarial do futuro, enquanto os que resistem arriscam-se a ficar para trás.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – JULHO/ AGOSTO N.º 174

    Na economia digital e tecnológica da qual, obrigatoriamente, fazemos parte, e independentemente do tipo de funções e responsabilidades que desempenhamos, as chamadas soft skills – ou competências pessoais – constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação, uma vez que falamos de competências que potenciam…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv